Vera Cruz Saúde RS RSS

Integra VC difunde terapias disponibilizadas pelo SUS

Cristalterapia é uma das opções de PICS disponíveis no evento (Foto: Josiléri Linke Cidade)

O projeto de implantação das Práticas Integrativas Complementares –PICS no Sistema único de Saúde – SUS de Vera Cruz ganha um importante evento de conscientização. O Integra VC será realizado no dia 1º de setembro, um sábado, a partir das 9 horas, no Posto de Saúde Central e no Espaço Mamãe Criança.

Conforme a coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde Familiar – Atenção Básica – NASF-AB, Inadjara Hickmann, o Integrar será um momento para a população conhecer e vivenciar as práticas. O cronograma das ações que estarão disponíveis gratuitamente inclui meditação guiada, auriculoterapia, fitoterapia, florais de Bach, consciência e equilíbrio corporal, aromaterapia, reflexologia podal, biodança, orgonoterapia e cristalterapia e reiki.

“Ainda teremos disponíveis para o público o Espaço Zen, com musicoterapia e massagem relaxante, exposição e orientação de chás, produtos naturais e fitoterápicos”, acrescenta a assistente social. Os agendamentos já podem ser feitos pelo telefone 3718-3383 e 3718-1327, com Milena ou Nemora. Para participar, é preciso apresentar cartão do SUS. As vagas são limitadas.

A Secretária Liseana Palma Flores entende que as PICS são o futuro da saúde. “Precisamos prevenir doenças com o equilíbrio do corpo e da mente. Um organismo sadio é aquele que precisa menos de medicamentos químicos e mais de atitudes saudáveis. A proposta é nova e queremos aos poucos conscientizar os usuários para essa mudança necessária em nossos hábitos”, complementa.

Texto: Ascom Vera Cruz