Social RS RSS Destaques Estrela

Integração une crianças e usuários do Caps de Estrela

Coral do Caps apresentou-se durante integração com as crianças da Emei São João (Foto: André Silvar)

A manhã desta segunda-feira (19) foi especial para um grupo de crianças do Jardim da Escola Municipal de Educação Infantil São João, do Bairro Oriental, e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Estrela. Na Praça Menna Barreto, as crianças fizeram uma homenagem ao Caps por meio de atividade denominada “Ação do bem”, que contou com apresentações artísticas, mostra de trabalhos das oficinas terapêuticas e apresentação do Coral do Caps, além de um piquenique de integração como encerramento.

“Foi um momento de muito proveito e crescimento”, avalia a coordenadora do Centro, enfermeira Rosana da Rosa Benovit. Segundo ela, momentos como o proporcionado pela Emei São João são “inspiradores” e auxiliam para melhorar a saúde dos pacientes. “Eles puderam interagir, o que é muito positivo. Estas ações devem acontecer mais vezes, unindo saúde e educação, pois contribuem para a evolução intelectual de nossos usuários. Praticar a educação continuada resulta em saúde continuada, e isto é prevenção”, ressalta Rosana. Ela também agradece a biblioteca doada pela escola, que ficará no Caps para uso dos pacientes e seus familiares.

“A arte é a palavra de maior relevância”, diz a diretora da escola, Joice Helena Ludwig, referindo-se às vivências e dramatizações apresentadas pelos alunos da São João. Para ela, esta convivência é boa para ambos, tanto crianças quanto usuários, para o fortalecimento de vínculos. A “Ação do bem” 2018, conforme Joice, tem um significado especial para a comunidade escolar da Emei, que trabalhou a inclusão social através do projeto Diversidade Literária, que busca aproximar todos os públicos com o mundo encantado que a leitura proporciona. “Presentear o Caps com uma biblioteca móvel confeccionada pelas crianças é um orgulho muito grande para toda a comunidade escolar”, finaliza.

Texto: Ascom Estrela