Melhor Idade RS RSS Lajeado

Integrantes do Projeto Conviver participam do Baile à Fantasia

Ao som da banda Contagem Regressiva, os grupos da terceira idade dançaram e animaram a festa (Foto: Pietra Darde)

Na tarde da última quinta-feira (18), música e diversão tomaram conta do Ginásio Nelson Francisco Brancher. Mais de 600 integrantes do Projeto Conviver da Prefeitura de Lajeado, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), participaram do Baile à Fantasia.

Ao som da banda Contagem Regressiva, os grupos da terceira idade dançaram e animaram a festa. “Todos os anos, realizamos uma festa. Neste ano, pensamos em inovar e decidimos fazer uma festa à fantasia. Foi um tema bem acolhido por eles”, disse a coordenadora do projeto Conviver, Beatriz Provin.

O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Caumo e do titular da Secel, Carlos Reckziegel.

“Participo do projeto há 12 anos e, para mim, isso significa uma renovação da vida. Já animamos muitos idosos que estavam sozinhos e hoje, eles integram o grupo. Além das atividades do projeto, programamos viagens juntos. Isso é uma das melhores coisas para nós e muito gratificante”, disse a coordenadora do grupo de idosos do bairro São Cristóvão, Margarida Parise, 66 anos.

O Projeto Conviver atende 22 grupos da terceira idade de bairros de Lajeado. Conforme Beatriz, os locais com número menor de membros são integrados a grupos de outros bairros, como é o caso do Igrejinha e do Floresta. “Uma vez por semana, à tarde, vamos para um bairro, onde realizamos palestras, exercícios físicos, trabalhamos com músicas e atividades ao ar livre. Essas atividades acontecem nos ginásios de cada comunidade”, conta Beatriz.

Atualmente, o projeto atende mais de 2000 pessoas com o objetivo de realizar atividades que desenvolvam autonomia dos idosos na comunidade, estimulando a participação em atividades de recreação, entretenimento, exercícios, jogos, músicas e festas.

Os idosos interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o Projeto Conviver, que funciona junto à Casa de Cultura, pelo fone 3982-1095.

Texto: Ascom Lajeado