Melhor Idade RS RSS Eventos Estrela

Integrantes do Projeto Vida Saudável e Gracie se divertem em festa junina


Os participantes esbanjaram alegria durante uma tarde marcada por muita dança e brincadeiras (Foto: Andre Silva)

Decoração característica, os tradicionais comes e bebes, muita alegria e diversão. Assim foi a Festa de São João do projeto Vida Saudável, desenvolvida pela Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), em parceria com o Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie). A integração foi realizada nesta segunda-feira (25), no ginásio da Comunidade Católica São José Operário, no Bairro Imigrantes, que estava todo enfeitado com bandeirinhas coloridas para receber os grupos.

Os cerca de 150 presentes, em sua maioria com trajes típicos, participaram de brincadeiras como a tradicional quadrilha, dança da cadeira, dança da laranja e escolha da melhor caracterização junina. Ainda puderam degustar os tradicionais pratos típicos da época como pipoca, bolos, rapadura, cachorro quente, quentão, pinhão, entre outros. Herta Anschau (52), uma das integrantes do grupo Vida Saudável do Bairro das Indústrias, que se diz veterana das festas, era uma das mais animadas da quadrilha. “Participei de todas as festas juninas anteriores. Para mim é uma oportunidade de dançar, encontrar outros grupos e me divertir”, conta.

De acordo com a coordenadora dos Projetos Sociais da Smel, Janine Diehl, a festa já e tradicional, pois acontece desde o início da formação do projeto. “É uma tarde de integração para eles se divertirem e confraternizarem entre os oito núcleos – do Boa União, Glória, Imigrantes, Oriental, Novo Paraíso, Auxiliadora, Indústrias e Linha Wink – que não se encontram durante o ano”, diz. Conforme Janine, é uma oportunidade para todos dançarem e fazerem brincadeiras num clima de integração. “Esta festa tinha perdido um pouco a identidade, mas neste ano estamos resgatando e a avaliação é muito positiva”, afirma.

Segundo a coordenadora do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie), que trabalha hoje com 23 grupos, Liria Marisa Barth, o grupo uniu forças com a Smel para a realização dessa festa junina. Ela lamentou a chuva que atrapalhou um pouco o público, mas afirma que os idosos adoram interagir, brincar e dançar. “Aonde tem essa integração é só anunciar que eles vêm”, declara.

Texto: Ascom Estrela