Tecnologia Destaques Teutônia

Investimento melhora qualidade do sinal de internet

Novos equipamentos foram instalados em salas. Tecnologia garante novas formas de ensino

Com a pandemia do coronavírus, as aulas presenciais nas escolas foram prejudicadas. Para que o calendário estudantil não fosse completamente paralisado, as aulas online se tornaram a principal alternativa de estudo.

COm o objetivo de melhorar o envio e também o acesso dos alunos no ambiente de ensino, dentro das salas de aula, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto investiu na compra de novos equipamentos e melhorias em todo sistema da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello.

A secretária Bruna Trojaike Gräbin o projeto permitiu a reorganização do sistema de rede sem fio (Wi-fi) em todo colégio, muito demandado em função das aulas e reuniões online. “Algumas salas e o setor administrativo estava com sinal muito ruim. Agora ficou excelente, permitindo um acesso rápido e eficiente, seja por parte dos alunos ou professores.”

Segunda ela, a tecnologia também permite uma melhora significativa no ensino. Cita que a internet faz parte do cotidiano dos estudantes e usada em larga escala para pesquisas e trabalhos, sempre com supervisão do professor.

Mais velocidade e eficiência

Daian Feldens Siqueira, coordenador de Projetos Técnicos da Olicenter Soluções em TI, de Lajeado, responsável em executar as obras, após um levantamento das necessidades e melhorias na infraestrutura, foi montado um projeto para solucionar o problema.

Foram instalados três equipamentos Intelbras Access Point dual band AC de alta velocidade em locais estratégicos, visando a melhor cobertura do sinal.

Entre os benefícios cita o melhor desempenho da tecnologia sem fio, transmissão de dados em alta capacidade e performance. “A alta velocidade para redes Wi-Fi com velocidade de até 1350 Mbps para os clientes conectados, permite uma melhor experiência de utilização nos acessos a conteúdos multimídia e utilização de reuniões e cursos virtuais.”

O Wi-Fi profissional com mais capacidade e alcance, suporta até 350 usuários conectados com estabilidade, segurança e um sinal de longo alcance. Ainda permite uma navegação sem interrupções com tecnologia Hand over.

“O usuário pode navegar e realizar operações sem interrupções e flexibilidade para mover-se de um equipamento a outro sem queda da conexão.”