RSS Rural - Agricultura Marques de Souza

Investimentos com recursos da Participação Popular e Cidadã são visitados em Marques de Souza

17601
Três propriedades foram visitadas (Foto: Divulgação)

Recentemente os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Marques de Souza visitou três propriedades do interior do município com o objetivo de conhecer os investimentos realizados a partir de recursos obtidos em recentes processos de Participação Popular e Cidadã (PPC). A comitiva esteve acompanhada dos extensionistas da Emater/RS-Ascar Diovane Cardoso e Diego de Oliveira e do prefeito Ricardo Kich.

Durante a atividade foram visitadas as propriedades dos produtores Almir Kehl, que investiu em cisterna, Zilda Regina da Costa, que recebeu recursos para a consolidação da agroindústria Favo de Mel e Luiz Carlos Barckert, que implantou pastagens permanentes para a produção de leite. “Somente no setor agropecuário já foram investidos mais de R$ 300 mil nos últimos anos, o que beneficiou de forma direta cerca de 50 famílias do município”, enfatizou Cardoso.

A Emater/RS-Ascar é executora oficial dos projetos de crédito subsidiados pelo Governo Estadual. Em cada visita, além de apresentar os investimentos, os extensionistas realizaram relato sobre a viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental de cada projeto. Os encontros foram acompanhados por integrantes das famílias beneficiadas, que se mostraram satisfeitas com os resultados alcançados por meio do processo.

Já o Comude é entidade fundamental na organização e mobilização da população em geral para a busca de recursos do Governo do Estado. O Conselho executa seu trabalho por meio de assembleias e reuniões com líderes e comunidade, podendo assim escolher quais as prioridades e onde devem ser aplicados os recursos para que possa ser desencadeado o processo de desenvolvimento socioeconômico das famílias. Os projetos também foram apoiados pela prefeitura, que disponibilizou mão de obra, além de contrapartida financeira para sua viabilização.

Para o presidente do Comude, Reny Rother, é uma satisfação ver que o trabalho de anos de dedicação tem dado certo e beneficiado muitas famílias, contribuindo inclusive para que os jovens permaneçam na propriedade rural, com trabalho e renda garantidos. Já para Kich é fundamental que os gestores municipais encarem com seriedade e responsabilidade a PPC em todas as suas etapas, que vão desde os preparativos para a votação, passando pelos projetos e execução, até chegar o momento de utilizar e colher os resultados.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Emater