RSS Rural - Agricultura Estrela

Investimentos no setor primário impulsionam economia de Estrela

Hilário Fell (esq.) apresenta novas instalações ao secretário Braun e assessor Helmuth Scholz (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

Nesta sexta-feira (20), o secretário da Agricultura, José Adão Braun, acompanhado do assessor Helmuth Scholz, visitou duas propriedades do setor leiteiro, em Novo Paraíso. Os produtores estão investindo e recebendo apoio do governo de Estrela na execução das obras de terraplenagem.

Na propriedade de Tailor Diedrich, Pedro Weber e José Armando Sulzbach, está sendo construído um pavilhão de 1.400 metros quadrados, com capacidade para abrigar 160 animais. Pedro Weber diz que pretende produzir, em média, 3,6 mil litros de leite por dia. A expectativa é de que a obra esteja pronta em três meses. “Todo apoio é importante, principalmente neste momento em que o setor leiteiro enfrenta dificuldades”, disse.

Já Hilário Fell está finalizando melhorias e ampliação em um pavilhão de 1.395 metros quadrados, que terá capacidade para alojar 300 animais. As novas instalações irão permitir maior conforto e bem estar aos animais, aumentando a produção leiteira, que hoje gira em torno de 4,5 mil litros por dia.

O secretário José Adão Braun destacou, durante a visita, que o município tem as mesmas condições de produção leiteira que alguns países da Europa. Segundo ele, isso se deve à boa genética dos animais, sanidade adequada, dieta balanceada, instalações confortáveis e mão-de-obra eficiente. “Esses cinco fatores são fundamentais para se obter sucesso na produção e alcançar um padrão de qualidade que o mercado exige”, completou.

Braun ressalta que o setor primário de Estrela representa hoje cerca de 30% da arrecadação municipal. “O sucesso deve-se ao arrojo dos produtores, trabalho intenso das famílias e apoio do Governo Municipal”, assinala.

Texto: Ascom Estrela