RS RSS Obras Estrela

Investimentos são realizados em quadras escolares de Estrela

Paredes laterais estão sendo levantadas (Foto: Divulgação)

Uma antiga reivindicação de alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pinheiros, de Estrela, e membros da comunidade do bairro de mesmo nome, começa a tomar forma. Após alguns adiamentos em razão dos dias chuvosos, iniciou nesta semana a obra de fechamento lateral e frontal da quadra esportiva do prédio escolar. Serão investidos R$ 50 mil. A expectativa é que em até dois meses a obra esteja concluída.

Localizada na Rua Herta Lohmann Porn, nº 395, no Bairro Pinheiros, ter o local da escola destinado à prática de esportes mais fechado fisicamente é um antigo desejo dos mais de 190 alunos, também pais e funcionários. Atualmente, nos dias de chuva as sempre aguardadas aulas de Educação Física sofrem o impacto do tempo. As arquibancadas ficam molhadas e muitas vezes a água escorre para dentro da quadra. A umidade é quase rotineira. Nos dias mais frios, o vento e a falta das paredes também complicam o andamento das atividades. Mas agora os problemas serão resolvidos em sua maioria. Tanto as paredes laterais como a frontal, voltada para a Rua João Sulzbach, ganharão estruturas metálicas e de alvenaria. Apenas o lado norte da quadra, que fica justamente voltado para a área interna da escola, seguirá parcialmente aberto.

Para a direção do educandário, a escola não ganha apenas um espaço mais completo para prática esportiva, mas também uma nova opção de local para realizar diversos outros eventos. “Estamos todos muitos felizes e na expectativa”, destaca a diretora Maria Raquel Güntzel. “A comunidade também será muito beneficiada e poderemos prever muito mais ações em conjunto ou que beneficiem a todos.” Para a presidente do Conselho de Pais e Mestres (CPM), Cristina Kaufmann, e também moradora do bairro, trata-se de um grande avanço. “É uma antiga reivindicação nossa, de pais de alunos e de pessoas da comunidade, e que agora será realizado”, destaca. “Estamos muito felizes, nossas crianças terão bem mais conforto, e a comunidade local ganha alternativa, pois é um sinal de avanço de um bairro que acompanha o crescimento da cidade”, avalia. “É o primeiro passo para que o local um dia se transforme num ginásio completamente fechado.”

Investimento também com o objetivo de dar melhores condições para a prática de esportes ou palco de eventos foi realizado na Linha São Jacó. A quadra do ginásio da comunidade, que fica ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle, recebeu melhorias. O ginásio, que também é utilizado pelos alunos para a prática de atividades físicas e em outros momentos, como foi o caso da recente Festa de São João, foi todo pintado. Os recursos do governo foram utilizados na reforma da quadra, com seu lixamento e pintura. Mais obras neste sentido, em outras escolas do município, estão programadas para as próximas semanas.

Texto: Ascom Estrela