Economia Muçum

IPM de Muçum é um dos mais positivos da Região

Segundo prefeito, um dos motivos são o frequente auxílios no setor primário

Mais uma vez Muçum ocupa posição de destaque entre os municípios do Vale do Taquari. Conforme apuração provisória do Índice de Participação dos Municípios, feito pela Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz), o município tem variação positiva de 6,03 % em relação ao ano anterior. Em todo o Vale do Taquari, Muçum fica atrás apenas de Bom Retiro do Sul e Nova Bréscia, que ocupam a 1ª e 2ª posição, respectivamente.

O Índice de participação de cada município é fruto de uma arrecadação de 25% do valor arrecadado sobre o ICMS, o que representa em média 20% do total das receitas dos municípios gaúchos. Os municípios terão até 31 de julho para contestar os dados e, estes recursos culminarão com a publicação definitiva, em outubro deste ano. Com isso, conforme a Administração Municipal, os dados que já são positivos podem ser melhorados, elevando ainda mais o destaque da Princesa das Pontes na tabela geral.

Conforme o prefeito Lourival de Seixas, o índice é resultado de uma série de medidas que envolve os setores primários e secundários, além de uma estruturação do setor turístico. Seixas frisa que, cada vez mais Muçum atrai visitantes, que consequentemente consomem no comércio local.  “A Administração Municipal incentiva terraplanagens para investimentos na área rural e ampliação de empresas. A suinocultura e a fruticultura, por exemplo, crescem exponencialmente. Temos ainda o turismo, uma tecla que batemos constantemente por acreditarmos que gera renda e desenvolvimento”, diz.

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Muçum