RS RSS Rural - Agricultura

Irga e UFSM têm projeto de previsão numérica de safra de arroz irrigado no RS

Projeto fará previsão numérica de safra do arroz no RS (Foto: Divulgação/Irga)
Projeto fará previsão numérica de safra do arroz no RS (Foto: Divulgação/Irga)

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se unem em um novo projeto previsto para iniciar ainda no ano agrícola de 2016/2017. O projeto serve para desenvolver e testar uma metodologia para acompanhamento e previsão de safra de arroz para o Rio Grande do Sul.

A metodologia é baseada no sistema de previsão de safra do milho dos Estados Unidos. No projeto está planejada a previsão de produção total (toneladas) e produtividade (kg/ha), na fase inicial do florescimento (ponto de algodão em R1 da escala de Counceet al., 2000), no florescimento pleno (R4) e na pré-colheita (R9).

O diretor comercial do Irga, Tiago Barata, explica que adequar a lavoura de arroz a uma metodologia já testada e aprovada nos Estados Unidos é fundamental. “As previsões de safra serão dinâmicas, variando de acordo com o desenvolvimento da cultura no estado”, complementa Barata.

A previsão ocorre para as seis regiões orizícolas: Fronteira Oeste, Sul, Campanha, Central, Planícies Costeira Interna e Externa. A partir do dia 15 de dezembro, os boletins serão divulgados nos sites e redes sociais das duas instituições. A frequência das postagens será quinzenal.

Texto: Ascom Estado