Saúde RS RSS Cruzeiro do Sul

Janeiro Branco terá caminhada dia 29

Equipe de saúde mental do município (Arquivo/Divulgação)

A equipe de Saúde Mental do município está trabalhando na campanha “Janeiro Branco”. O mês de janeiro foi escolhido por que as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida, para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

“O Janeiro Branco é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. Temos um número que cresce cada vez mais de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade física e psicológica e desrespeito consigo e com o outro, chegando a cometer suicídio e homicídio, em função de seu sofrimento psicológico. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida. Por isso, nós psicólogos e toda equipe da saúde mental, pretendemos falar sobre o assunto durante esse mês e o ano, para esclarecer todas as dúvidas que possam vir a ter”, destacou a psicóloga e coordenadora da equipe da saúde mental, Valdireni Kronbauer Leonhardt.

Visando o cuidado que cada pessoa deve ter com sua própria saúde mental e emocional, a Equipe da Saúde Mental de Cruzeiro do Sul, propõe uma blitz para que o indivíduo possa parar para refletir sobre a sua saúde mental. A Blitz que seria nesta quarta (24), e foi transferida em função das condições climáticas, será na próxima segunda-feira (29), a partir das 14h, quando uma equipe estará percorrendo o centro da cidade conscientizando a população.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul