RSS Rural - Agricultura Marques de Souza

Jovem participante do Projeto Sucessão da Dália viajará ao Equador

 Gabriela desempenha diversas funções na propriedade, que envolvem desde o cuidado do rebanho até a gestão (Foto: Divulgação)
Gabriela desempenha diversas funções na propriedade, que envolvem desde o cuidado do rebanho até a gestão (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, Gabriela Degasperi (23) viajará ao exterior. A jovem, que é uma das participantes do Projeto Sucessão Familiar da Dália Alimentos, fará parte de um grupo de jovens rurais que viajará ao Equador com a finalidade de participar do 3º Encontro Pan-americano de Jovens Leiteiros.

O evento será realizado nas Províncias de Pichincha e Imbabura, de 25 a 27 de abril, e contará com conferências, workshops, atividades recreativas e visitas técnicas com foco na atividade leiteira. A estimativa da Federación Panamericana de Lecheria (FEPALE), responsável pela organização do encontro, é de que 200 jovens, de 12 países, participem do evento.

Gabriela foi selecionada a partir de um sorteio interno, com base na sua participação, presença e interesse nas aulas do Projeto Sucessão Familiar, que ocorrem uma vez ao mês, na sede da Dália Alimentos. A jovem é filha do casal associado Juarez e Gladis Degasperi. A família reside na localidade de Tamanduá, em Marques de Souza, em propriedade com 12 hectares onde é desenvolvida a atividade leiteira. Diariamente, são produzidos 500 litros de leite, com um rebanho composto por 40 animais, sendo que destes 23 são vacas em lactação, seis secas e 11 novilhas. O trabalho na propriedade, segundo Gabriela, é partilhado entre todos os membros da família.

Quanto à expectativa em relação ao evento internacional, salienta que será uma chance ímpar para agregar novos conhecimentos e que a oportunidade é graças a sua participação no Projeto Sucessão Familiar. “Sempre tive apoio e incentivo dos meus pais para participar do curso de Sucessão e, assim, gerenciar a propriedade da melhor forma. O aprendizado é fantástico e tudo o que aprendo nas aulas utilizo em casa.”

Motivada e com afinidade pelo campo desde pequena, Gabriela diz que quer ser a sucessora dos pais e, posteriormente, aumentar o plantel e construir um free stall. “Decidi permanecer na propriedade porque sempre tive o apoio dos meus pais e do meu irmão. Desde muito jovem fui recebendo tarefas dentro da propriedade, o que me fez sentir responsável e valorizada. Preenchia as fichas, fiz um curso de inseminação e hoje cuido da parte reprodutiva e ajudo também em outras tarefas.”

Todas as despesas de Gabriela, desde a inscrição para o encontro até a passagem aérea, serão custeadas pelo Sescoop Nacional com apoio do Sistema OCB e suporte da Dália Alimentos.

Dália presente na primeira edição
No ano de 2013, o associado Cláudio Luis Martini, que na época era um dos alunos do Projeto Sucessão Familiar, teve a oportunidade de participar da primeira edição do Encontro Pan-americano de Jovens Leiteiros. Naquele ano o evento ocorreu em Colonia, no Uruguai, e Martini foi o representante da Dália no encontro. Martini é produtor de leite em Linha Arroio Bonito, no interior do município de Coqueiro Baixo.

Texto: Ascom Dália Alimentos