Educação Rural - Agricultura Estrela

Jovens alunos exploram o meio em que vivem

Saídas de campo objetivam conhecimento do meio em que alunos vivem

Crianças da Emef La Salle visitaram propriedades leiteiras, em mais uma etapa do projeto anual da escola localizada em área rural

Conhecer um dos principais produtos do meio rural que fomentam a economia de Estrela e marcam a comunidade. Esta foi a atividade realizada por dezenas de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle, no início da semana. Os pequenos estudantes da escola localizada na Linha São Jacó, interior do município, realizaram uma saída de campo para visitarem duas propriedades leiteiras da comunidade local. A atividade faz parte do projeto anual da escola, intitulado “Conhecendo o meio em que vivo!”

As visitas foram a duas propriedades rurais de famílias que têm alunos matriculados na escola, hoje com 36 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano. De acordo com a diretora Lisane Eidelwein Porn, o principal objetivo do projeto é criar oportunidades para as crianças construírem a identidade coletiva da comunidade escolar, levando os alunos a valorizarem o local onde vivem, reconhecendo a importância do trabalho rural. “Queremos demonstrar para nossas crianças o quanto as funções e atividades de suas famílias são importantes para todos e de certa forma aumentar o vínculo delas com o meio rural, quem sabe estimulando a futura permanência deles aqui na comunidade ou nas atividades rurais, muito importantes para todos”, destaca diretora.

Crianças vivenciaram as diferentes etapas do processo de produção

Neste sentido, ressalta Lisane Porn, as visitas e o que se viu nas mesmas será trabalhado com os alunos em contextos diferentes, respeitando critérios como a faixa etária e o plano curricular e didático de cada turma. “Os mais jovens, por exemplo, vão aprender um pouco mais em como é este processo de criação dos animais, a importância da alimentação, o cuidado com o meio ambiente. Já os das turmas maiores o tema será trabalhado já de maneira mais completa, com questões que envolvem até mesmo o processo de pasteurização do leite, a importância do setor e do meio rural para a economia”, ressalta.

Outras propostas estão programadas. “Vamos receber também a visita de pais para, por exemplo, nos ensinar práticas de seu dia a dia. Devemos receber em breve a visita de uma mãe que nos ensinará a produzir queijo”, revela. “E faremos mais visitas a propriedades que trabalham em outros ramos da agricultura como produção suína, frangos, verduras orgânicas, cultivo de moranguinhos, sempre com o intuito do aluno tomar conhecimento da diversidade de culturas rentáveis e sustentáveis que acontecem em nossa comunidade escolar, analisando as mudanças ocorridas no campo e reconhecendo a evolução tecnológica das propriedades rurais”, finaliza.

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: divulgação/Emef La Salle