Rural Teutônia

Jovens ampliam entendimento sobre indicadores da propriedade rural

Programa de Sucessão Familiar Languiru

Identificar os parâmetros mais apropriados para que o produtor rural tome uma decisão correta, diminuir a imprevisibilidade e melhorar a eficiência da produtividade. Esse foi o contexto trabalhado na segunda aula do ano do Programa de Sucessão Familiar Languiru, que ocorreu no dia 14 de fevereiro, na Associação dos Funcionários da Languiru.

O professor Martin Schulz comentou que os modelos mais comuns de indicadores são os estratégicos, táticos, funcionais, de qualidade e de produtividade. Ressaltou que é possível implementar este sistema em diferentes negócios, como agricultura familiar, granjas, incubatórios e fábricas. “Para alcançar sucesso no manuseio de indicadores é necessário ter profissionais com conhecimento no sistema desejado e pessoas dispostas a participar do projeto”, acrescentou.

Schulz aconselhou os jovens a formar um grupo de gestão na propriedade rural e definir indicadores, fórmulas de cálculo e periodicidade da medição. Caso possível, sugeriu registrar os resultados em gráficos ou tabelas. “O ideal é delegar essa função para uma pessoa da propriedade e estabelecer quando, onde e como buscar informações”, explicou. No entanto, o professor alertou os produtores rurais para não tomarem decisões em cima de dados incompletos. “Um bom sistema não é aquele em que há muitos indicadores para serem monitorados, mas sim aquele que assegura que a gestão está sob controle”, reiterou.

Ele ainda destacou que a maior vantagem da implementação do sistema de indicadores é a possibilidade do produtor rural conhecer o custo-benefício de cada atividade inserida na propriedade rural. “Vocês estão participando de uma revolução cultural e tecnológica no campo. É preciso discutir os rumos da propriedade rural em família, uma vez que o negócio só vai prosperar se todos estiverem engajados”, afirmou.

Em seguida, o professor conduziu duas dinâmicas: na primeira, a turma foi dividida em grupos com o objetivo de elencar indicadores gerais sobre as produções de aves, leite, suínos e grãos; na segunda, novamente divididos em grupos, os jovens foram incentivados a mencionar os indicadores mais apropriados para a sua propriedade rural.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester
Assessoria de Imprensa