RS RSS Rural - Agricultura Westfália

Jovens da Região Sul conhecem propriedades rurais westfalianas

Grupo visitou a Prefeitura de Westfália na quarta-feira, dia 17 de outubro (Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

Com o propósito de promover a troca de experiências, o Vale do Taquari recebeu, nos dias 17 e 18 de outubro, 47 jovens rurais da Região Sul do Estado para um intercâmbio estabelecido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia e Westfália. Vindos das cidades de Arroio Grande, Canguçu, Pelotas, Rio Grande e outros municípios, os produtores foram recepcionados no município de Westfália na tarde de quarta-feira, dia 17.

Após visitarem duas propriedades rurais, os jovens foram recebidos por autoridades na Prefeitura de Westfália: pelo prefeito Otávio Landmeier; pela vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave; pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vitor Cristiano Ahlert; pela secretária de Administração, Planejamento e Finanças, Eliane Dolores Giebmeier; e pelo secretário de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Joacir Antônio Docena. Na oportunidade, os visitantes puderam degustar comes que são produzidos no Município.

Na acolhida, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, agradeceu a visita. “Para nós, é gratificante recebê-los em Westfália, um município que, desde sua emancipação, tem a agricultura como pilar de sustento para a economia. Se hoje temos um setor primário consolidado, isso se deve, além do incentivo por parte do poder público, a parceria das entidades envolvidas: cooperativas, Emater, STR, Câmara de Vereadores, Colégio Teutônia, entre outras”, salientou o chefe do Executivo westfaliano, agradecendo ainda pela acolhida aos jovens rurais da região no início deste ano, em visita à cidade de Canguçu.

A vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, enalteceu a importância do intercâmbio para a troca de experiências. “Estes momentos são importantes, pois, dessa forma, podemos conhecer as realidades de outros municípios gaúchos. Precisamos nos unir em busca de bons exemplos para aprimorarmos cada vez mais o trabalho no campo. Sintam-se em casa e visitem Westfália sempre que quiserem”, convidou ela.

Por fim, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vitor Cristiano Ahlert, ressaltou a importância de incentivos aos produtores rurais. “Hoje, a maior parte de nossas propriedades são de integração e os produtores investem forte, com vistas na sucessão rural. E, nesse sentido, os incentivos são fundamentais. Atualmente, mais de 60% de nossas propriedades têm jovens engajados no trabalho no campo, e isso, para nós, é motivo de orgulho”, destacou o secretário, reforçando o agradecimento aos jovens pela visita.

O grupo da Regional Sul do STR agradeceu a acolhida com a entrega de mimos. Já as autoridades westfalianas entregaram, ao grupo, uma cesta de produtos. A avaliação dos visitantes foi positiva, tendo em vista que as regiões possuem realidades diferentes. Eles também elogiaram a organização das propriedades rurais westfalianas, bem como os incentivos promovidos pelo poder público.

Nos dois dias, o roteiro contemplou, além de visita a propriedades de integração em Westfália e Teutônia, visita a estufa de morangos e recria de terneiras, aos Laticínios da Cooperativa Languiru, à Barragem da Cooperativa de Energia Certel (em Linha Lenz – Estrela), à Cooperagri, às agroindústrias de embutidos Kolonie Haus e moinho de cachaça Quatro Ventos, e à Lagoa da Harmonia. Também visitaram a Prefeitura de Teutônia e tiveram uma noite de integração no STR de Teutônia.

Texto: Ascom Westfália