Encantado Geral

Jovens Empreendedores de Horizontina visitam Encantado

Recepção na ACI-E – foto Gisele Feraboli

Com o intuito de fortalecer o aprendizado e engrandecer os conhecimentos culturais dos Jovens Empreendedores foi proposto a realização de intercâmbio entre as duas cidades que trabalham com o Programa em suas associações comerciais, Encantado e Horizontina. Nesta terça-feira, dia 26 de novembro, um grupo de 14 estudantes horizontinenses que participam desse projeto foram recebidos pela equipe da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) na sede da entidade para uma visita técnica a várias empresas e pontos turísticos encantadenses.

Em outubro, os Jovens Empreendedores da ACI-E, estiveram em Horizontina com o intuito de conhecer outras formas de empreendedorismo e aprender mais sobre as diversas culturas do Estado. Assim, com o mesmo intuito os jovens de Horizontina, acompanhados pela presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciap) daquele município, Ana Lúcia dos Santos; da gerente executiva da Aciap e coordenadora do programa em Horizontina, Gianine Albring de Oliveira; da secretária municipal de Educação, Ivete Fátima Callegaro da Silva, e de uma mãe de aluno.

A comitiva foi recepcionada na sede da ACI-E pelo vice-prefeito, Enoir Cardoso; a Secretária Municipal de Educação de Encantado, Greicy Weschenfelder; presidente da ACI-E, Renata Casagrande Galiotto, além de outros membros da diretoria e colaboradores da associação.

“Participar desse programa é um salto grande para esses jovens quando eles forem para o mercado de trabalho. Eles são alunos diferenciados, pois estão dentro do programa por merecimento”, destaca Ana Lúcia. Gianine salienta que a troca de experiência proporciona aos jovens enxergarem e perceberem coisas diferentes.

Lugares visitados

A primeira empresa visitada pelo grupo foi a Baldo, maior exportadora de erva-mate do Brasil. Lá, os estudantes puderam saber um pouco sobre a história da empresa e a qualidade dos produtos produzidos. Na sequência, a comitiva conheceu a construção do Cristo Protetor de Encantado, com o intuito de mostrar como o turismo vem crescendo na região e como ele pode ser uma força econômica nas cidades e proximidades.

Ao meio-dia, quando se juntaram os Jovens Empreendedores das duas cidades, o presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, recepcionou-os na Sede Cultural da cooperativa, onde foi servido um almoço tendo como prato principal strogonoff de porco.

Para iniciar a tarde, os jovens participaram de uma oficina com o responsável pelo marketing da Dália Alimentos, Willian Castoldi, que abordou Estratégias de Marketing. Na sequência, ocorreu a visita a empresa Sabory para conhecerem mais sobre o processo de fabricação dos sorvetes e, claro, provaram do delicioso sorvete.
Para encerrar, o grupo esteve na sede do Sicredi Região dos Vales, onde foi servido com café da tarde. Lá os jovens receberam brindes doados pelas empresas: Divine, Jay Luc, Baldo, Sicredi e ACI-E.

Saiba mais

A integração partiu de um convite da Aciap para conhecer mais sobre o projeto encantadense. Assim, o grupo de Horizontina devolveu a visita que os jovens empreendedores encantadenses fizeram aquele município em 1º de outubro.

Em 2018, o Programa Jovens Empreendedores de Encantado recebeu o prêmio “Case de Sucesso” pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Isso fez com que a iniciativa criada pela ACI-E, em 2017, fosse difundida por diversas associações do Estado, entre elas Horizontina.

 

 

Assessoria de Imprensa ACI-E