Rural - Agricultura Bom Retiro do Sul

Jovens rurais participam de Encontro Regional em Bom Retiro do Sul

Com o objetivo de sensibilizar e estimular o jovem para o tema da sucessão rural, buscando o fortalecimento de sua atuação no campo, a Emater/RS-Ascar, a Comissão Regional de Jovens Rurais e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) realizaram na terça-feira, 16 de julho, no salão da comunidade São João, o 4º Encontro Regional de Jovens Rurais do Vale do Taquari.

Os objetivos do evento itinerante foram o de possibilitar a troca de experiências e a interação entre os jovens rurais do Vale do Taquari e promover a reflexão sobre a identidade cultural da juventude regional na percepção dos participantes. Durante o Encontro houve apresentações artísticas, relatos de experiências, trabalhos e dinâmicas em grupo e visita à Barragem Eclusa, além de almoço de confraternização.

Entre as experiências apresentadas, os jovens Aline Sulzbach, de Bom Retiro do Sul, e Fábio Secchi, de Teutônia, reforçaram a importância da tomada de decisões conjuntas na propriedade em que também trabalham a família. “Para nós é como se nós fôssemos uma empresa de fato, em que cada um tem a sua responsabilidade, mas sem ignorar o valor do respeito à individualidade de cada um”, enfatizou a agricultora.

Para Secchi, que trabalha com bovinocultura leiteira e avicultura, encarar a propriedade como um empreendimento jamais representa o abandono da “essência rural”. “Somos do interior, mas isso não quer dizer que não devemos encarar nossa atividade como um negócio que gerará renda e qualidade de vida”, sentencia. Sem abrir mão do conhecimento, Secchi é formado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e a esposa Simone está prestes a se graduar em Administração. “A gente respeita a história de nossos pais, nossos avós, mas a gente sabe que sem conhecimento, sem tecnologia não chegaríamos até aqui”, pondera.

 

Fonte: Emater/RS-Ascar – Fotos: Fernando Dias