Venâncio Aires Cultura RS RSS Destaques

Jovens são convidados a participar de encontro na Biblioteca Municipal

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades (Foto: Cristino Silva)

Com o objetivo de estimular a criação de uma programação dentro do espaço da Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, com foco em educação de qualidade e capacitação profissional através do compartilhamento do conhecimento construído para toda a rede nacional de bibliotecas através do projeto Conecta Biblioteca, todas as pessoas com idade entre 14 e 29 anos e que tenham interesse em participar de um comitê jovem da biblioteca, são convidados a participarem deste encontro que acontece na quinta-feira, 5, às 19h30min na própria Biblioteca.

A responsável pelo projeto no Município e servidora da Secretaria da Cultura Giovana Bencke, ressalta que toda a comunidade precisa compreender que a biblioteca não é um espaço apenas de livros e leitura, e sim um espaço que pode ser usado para muitas atividades. “Hoje 66% dos brasileiros não frequentam bibliotecas, e queremos com a ajuda de todos e principalmente dos jovens, aumentar em 60 % o número de usuários da nossa Biblioteca”, afirma.

Para o Secretário Municipal da Cultura e Esportes Saul Zart, este é um novo ciclo da biblioteca em Venâncio Aires. “A partir da formação deste comitê jovem e do aumento da participação da comunidade, a biblioteca vai viver um novo momento. Com esta nova dinâmica de utilização do espaço e com a maior participação da comunidade daremos mais vida a nossa biblioteca”.

Conecta Biblioteca

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

O Programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para estes equipamentos culturais, especialmente jovens em situação ode vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizando com as politicas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura(PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Bilbioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB).

Texto: Ascom Venâncio Aires