Vale do Taquari Encantado Geral

Laboratório Dália Matriz atinge índice de satisfação em ensaio de proficiência com Embrapa

Pela primeira vez a Dália Alimentos participou do Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal (EPLNA) conduzido pela Embrapa. Os ensaios ocorreram durante o ano de 2018, quando se avaliou o desempenho de diversos laboratórios através de emissão de relatórios estatísticos. As amostras analisadas foram: forrageira, ingrediente de origem vegetal para ração animal e suplemento vitamínico.

Um dos objetivos do ensaio de proficiência, que ocorre anualmente, é a melhoria da precisão e eficiência entre os laboratórios participantes de modo a garantir confiabilidade nos resultados emitidos para seus clientes. Cada laboratório participante é identificado com um código e uma senha para digitar e verificar os resultados encontrados. Os dados foram enviados via sistema. No total participam em torno de 150 laboratórios de todo o Brasil.

Apenas os laboratórios que obtiveram índice de desempenho igual ou acima de 75% tiveram desempenho considerado proficientes e direito no uso dos selos de qualidade, comunica o coordenador do ensaio de proficiência para laboratórios de nutrição animal, Gilberto Batista de Souza.

A química industrial, supervisora ambiental dos laboratórios da Matriz, Graziela C. C. Botega, afirma que “a participação nesses ensaios de proficiência são de extrema importância para a checagem dos métodos analíticos utilizados e, principalmente, para verificar se os resultados alcançados estão de acordo com os laboratórios mais conceituados do Brasil”.

Para a gerente da Divisão de Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo, o resultado obtido demonstra que as práticas estão sendo seguidas pela equipe e isto gera confiabilidade nos resultados pelos usuários. Toda equipe está de Parabéns pela conquista”. Participaram a encarregada: Camila Bouvié, os laboratoristas Magno Zandonotto, Josiane Biasibetti, Maiara Alexandre, Anelise Giongo, Ronise Pezzi e os estagiários Alana Uebel e Clécio Tomazi Júnior.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques