Eventos Lajeado

Lajeado abre com apresentações artísticas a Semana da Pátria 2019

Em ato realizado em frente ao Quiosque do Parque dos Dick, neste domingo (01/09), a Prefeitura de Lajeado abriu oficialmente a Semana da Pátria 2019. Com o tema “Lajeado pela Paz”, a programação da semana iniciou com a apresentação da Banda Adolescente Legal com Música, mantida pela Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro). Na sequência, ocorreu a apresentação de coreografia com música das alunas dos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Viena. Por fim, a Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) encerrou o evento com um grande concerto.

No local, foram fornecidas erva-mate e água quente pela Ervateira Cultura Gaúcha, garantindo o chimarrão das famílias lajeadenses que, como de costume, lotaram o Parque dos Dick. O fogo simbólico, que estava aceso em uma pira no quartel do Corpo de Bombeiros, chegou ao Parque dos Dick neste domingo para a abertura oficial da Semana da Pátria. A centelha será levada ao 22º Batalhão de Polícia da Brigada Militar, quando no dia da Independência do Brasil, Dia 07 de setembro, será extinta.

Acompanhado da vice-prefeita Gláucia Schumacher, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, se fez presente no evento e afirmou, em seu pronunciamento, que tanto a Semana da Pátria, quanto a Semana Farroupilha nos instigam a refletir sobre o que podemos contribuir para que as coisas, de um modo geral, melhorem na nossa sociedade. “Vir ao Parque dos Dick com nossas famílias e passar um domingo em paz com todos já é uma forma de contribuir”, destacou o prefeito.

Por fim, o chefe do Executivo lajeadense salientou que o município se preparou para esta semana especial, com os prédios da Prefeitura de Lajeado e da Casa de Cultura especialmente ornamentados com faixas nas cores verde e amarelo estendidas nas suas fachadas. Já o letreiro do Parque dos Dick foi adesivado nas mesmas cores, atraindo a atenção de muitos que passaram pelo parque.

As celebrações da Semana da Pátria serão estendidas até o dia 7 de setembro nas escolas de todo o município. Já na segunda-feira (02/09), às 8h, a EMEF Oscar Koefender realiza uma hora cívica com os alunos. Com o tema “Lajeado pela Paz”, mais escolas envolverão alunos, professores e comunidade, em horas cívicas, momentos de reflexão e caminhadas ao longo da semana.

 

 

Texto: Rafael Scheeren Grün
Foto: Giovani Marasca