Segurança Santa Clara do Sul Lajeado

Lajeado começa a monitorar imagens de segurança de Santa Clara do Sul

Na quinta-feira, 05/09, foi dado mais um passo importante na área da segurança pública do Vale do Taquari. Um ato simbólico marcou a inauguração do recebimento de imagens de videomonitoramento do município de Santa Clara do Sul na sala de videomonitoramento localizada no 22º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Lajeado. Reunindo autoridades políticas e policiais, o ato ocorreu na sala onde estão sendo espelhadas e monitoradas as imagens de forma provisória até que o novo prédio do Centro Integrado de Operações – CIOp seja construído.

O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, veio a Lajeado para acompanhar o início do monitoramento. Ele foi recebido pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, e o titular da Secretaria de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli. Também participaram do ato o promotor Carlos Augusto Fiorioli, delegado regional de polícia, José Romaci Reis, o tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya, o Delegado Dinarte Marshall Júnior e agentes da segurança pública, além de integrantes da administração de Santa Clara do Sul.

Do município vizinho, chegarão imagens de 47 câmeras instaladas em 14 pontos da cidade de Santa Clara do Sul que agora são espelhadas e monitoradas 24 horas por dia junto com as imagens de Lajeado. O trabalho é feito por 5 policiais militares na sala de videomonitoramento do 22º BPM, até que seja construído o CIOp, local que terá capacidade para atender imagens de videomonitoramento dediversos municípios da região.

O promotor Carlos Augusto Fiorioli explicou que as câmeras de videomonitoramento permitirão maior agilidade na constatação dos fatos e rapidez na resposta de um determinado crime. Ainda, destacou a importância desse investimento. “Santa Clara do Sul está dando um pequeno passo mas é um grande passo que ela faz para todo o Vale do Taquari”,destacou Fiorioli.

Em seu pronunciamento, o prefeito Marcelo Caumo relembrou quando foi assinado o termo de cooperação entre os municípios integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em novembro de 2018, e comemorou a concretização do Centro. “Da nossa parte, esse ato simbólico é um motivo de alegria e orgulho, sabendo que todo o Vale do Taquari será beneficiado com essa parceria entre os municípios”, salientou Caumo.

Já o prefeito Paulo Kohlrausch ressaltou a felicidade de Santa Clara do Sul e a importância de mais municípios aderirem ao CIOp. “Essa é uma ideia que vou auxiliar a expandir para outros municípios. Se mais cidades começarem a colocar as câmeras de videomonitoramento, serão mais pessoas parceiras a reivindicar e auxiliar para que isso aconteça de maneira mais rápida”, disse. “É assim que vamos começar a melhorar as condições de vida das pessoas do Vale do Taquari, fazendo com elas tenham uma questão de segurança. É um momento de muita felicidade, que teve esforço de toda nossa comunidade pois sabemos da importância e do compromisso que temos com o Vale”.

Durante o encontro, o prefeito do município vizinho convidou o prefeito Marcelo Caumo para prestigiar o evento Santa Flor, que será realizado em Santa Clara do Sul entre os dias 19 e 22 de setembro.

Centro Integrado de Operações – CIOp

As obras do Centro Integrado de Operações começaram em março deste ano, nos fundos do terreno do 22º BPM. No local, será instalada a central de videomonitoramento 24h, com imagens de câmeras localizadas em diversos municípios do Vale do Taquari. As obras estão temporariamente suspensas para adequação do projeto em razão de o terreno terapresentado rochas.

Lajeado será um dos 25 CIOps do Estado e, para que isso aconteça, basta que os municípios participem do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), assim como Santa Clara do Sul, e fiquem responsáveis pela compra e instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos de suas áreas.

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado