Educação Destaques Lajeado

Lajeado é a 4ª cidade do Brasil e a primeira do RS que mais criou vagas de creche em tempo integral em 2018

Lajeado foi a cidade gaúcha que mais criou vagas integrais em creches municipais em 2018. Foram criadas 362 novas vagas, segundo o Ministério da Educação, conforme Portaria 7/2019, de março de 2019. Lajeado é destaque na lista, sendo a 4ª cidade do Brasil e a 1ª do Rio Grande do Sul que mais criou vagas de creche em tempo integral em 2018. A ampliação do número de vagas nas creches vai possibilitar o recebimento pela Prefeitura de Lajeado de mais de R$ 2 milhões adicionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para investimento no ensino municipal.

A contabilização é feita a partir das matrículas informadas ao sistema nacional do Censo Escolar. Veja abaixo a tabela, com dados da Portaria:

Posição Cidade Novas vagas em Creche Pública (Integral)
1 Fortaleza/CE 883
2 Uberlândia/MG 498
3 Campina Grande/PB 415
4 Lajeado 362
5 Novo Hamburgo/RS 317
6 Ribeirão Preto/SP 305
7 Betim/MG 297
8 Rio Verde/GO 236
9 Tramandaí/RS 187
10 Vitória da Conquista/BA 156

A ampliação da oferta de vagas para crianças de zero a 3 anos foi possível a partir de uma avaliação detalhada da rede de educação infantil ao longo do ano de 2017, conduzida pela professora especialista Dra.Claudia Costin e sua equipe, que resultou em adequações e uma maior eficiência na aplicação dos recursos públicos a partir de 2018.

Segundo o prefeito Marcelo Caumo, este resultado é fruto do planejamento que vem norteando a administração desde o primeiro ano. “Na época em que propusemos algumas mudanças enfrentamos certa resistência, o que é normal, mas sempre deixamos claros que os resultados positivos viriam. Então, essa notícia só comprova isso e reafirma o nosso compromisso com a educação. Seguiremos trabalhando para reduzir ainda mais a fila de espera e ofertar um ensino cada vez com mais qualidade às nossas crianças”.

Dando sequência ao trabalho de readequação iniciado em 2017 e consolidado em 2018, a Prefeitura inaugurou em fevereiro de 2019 a nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Doce Infância, no bairro Conventos, que tem 188 vagas integrais. Além disso, outras duas EMEIs estão em construção no município, ambas no mesmo modelo e com o mesmo número de vagas. A EMEI do bairro Bom Pastor está sendo construída com recursos do FNDE e a nova EMEI do bairro Santo Antônio está sendo realizada com recursos próprios do município, economizados durante os dois primeiros anos da atual gestão.

“Acreditamos que com a construção destas duas novas escolas conseguiremos dar uma resposta adequada à comunidade, reduzindo ainda mais a fila de espera e qualificando o atendimento em escolas novas e modernas”, disse a secretária municipal da Educação, Vera Plein.

Além da ampliação do número de vagas e da construção de novas escolas, a administração também está com mais de 50 crianças de 4 meses a 1 ano matriculadas em escolas privadas por meio de compra de vagas. O credenciamento foi aberto em 2018 para compra de até 100 vagas na rede privada, mas apenas 35 vagas foram oferecidas pelas escolas. Todas elas foram preenchidas. Para 2019, as escolas privadas ampliaram a oferta de vagas, e agora mais crianças estão tendo aulas em escolas infantis em vagas compradas pela prefeitura. O credenciamento continua aberto para escolas que desejarem oferecer vagas para a prefeitura. Informações para as escolas podem ser obtidas pelo fone 3982-1046.

 

Fotos: Layana Schnack
Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Lajeado