RS RSS Geral Lajeado

Lajeado é a 6ª melhor cidade do Brasil em desenvolvimento municipal

Os dados do estudo se referem ao ano de 2016 (Foto: Layana Schnack)

Lajeado foi considerado o 6º município com maior desenvolvimento municipal entre as 5.471 cidades avaliadas em todo o país. O resultado é do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, apresentado nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), responsável pelo estudo. No Rio Grande do Sul, Lajeado ficou em segundo lugar, logo após Vale Real, cidade de 5,6 mil habitantes do Vale do Caí. Os dados do estudo se referem ao ano de 2016.

“Ficamos muito felizes com este resultado. É uma grande evolução no ranking nacional. Ele mostra que, ao longo dos anos, nosso município vem mantendo consistência no seu desenvolvimento, investido em saúde e educação e promovendo inclusão por meio da geração de emprego e renda. Queremos seguir investindo nas áreas prioritárias e com cuidado no uso do recurso público para que possamos seguir melhorando sempre mais”, avalia o prefeito, Marcelo Caumo.

O ranking resulta de um estudo baseado em três áreas de desenvolvimento nos municípios: Emprego e Renda, Educação e Saúde, realizado a partir de dados públicos e estatísticas oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação e Ministério da Saúde. A combinação destes fatores gera um índice que varia de 0 a 1, e quanto mais perto de 1, melhor o desenvolvimento da cidade. O índice Firjan é elaborado desde o ano base de 2005 e é considerado um dos mais conceituados do país quanto à avaliação dos municípios.

Para saber mais sobre o Índice Firjan de Desenvolvimento Econômico acesse firjan.com.br/ifdm.

Texto: Ascom Lajeado