Coronavírus Destaques Lajeado

Lajeado é a segunda cidade com mais casos confirmados de coronavírus no RS

Com 198 novos pacientes confirmados com coronavírus nas últimas 24 horas, Lajeado, no Vale do Taquari, tornou-se a segunda cidade com mais casos da doença no Rio Grande do Sul. São 577 casos de covid-19 até esta quinta-feira (21). Foram registradas 16 mortes.

O município fica atrás apenas de Porto Alegre, que contabiliza 601 casos confirmados e 26 óbitos. Antes, Passo Fundo ocupava a segunda colocação, agora com 445 pessoas infectadas e 25 mortes contabilizadas. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde.

Nesta quinta-feira, o RS ultrapassou os 5,4 mil casos da doença, com registro de infectados em 251 municípios gaúchos, e chegou a 166 mortes.

No Brasil, são 20.047 mortes e 310.087 casos confirmados até o momento.

Metade das mortes é de idosos que viviam em casas geriátricas

Na terça-feira (19), a prefeitura do município havia divulgado que das 15 mortes que tinham sido registradas na cidade até aquele dia, sete são de pessoas com mais de 60 anos que moravam em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), o que corresponde a 46,6%. Esse é um dos principais grupos de risco para a covid-19.

As mortes foram de pessoas de 82 a 90 anos, conforme levantamento de GaúchaZH.

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Klein, afirmou que o número é motivo de preocupação e que a prefeitura vinha tomando medidas para minimizar o contágio:

— A maioria dos casos era de pessoas com muita debilidade, que já estavam muito doentes. Infelizmente, é o perfil de parte das pessoas que vivem nessas casas. É uma situação muito negativa, porque são ambientes nos quais as pessoas esperam que serão protegidas. Mas nos parece que, depois do primeiro caso, os locais passaram a se cuidar mais.

 

GAÚCHA ZG