Coronavírus Saúde Destaques Lajeado

Lajeado é o quarto município do RS com mais casos confirmados de coronavírus

Cerca de 70 horas depois de confirmar o primeiro caso de coronavírus, na noite do último sábado (21), Lajeado já está entre os municípios com mais pacientes infectados no Rio Grande do Sul. Dos 113* positivos no estado, cinco são de Lajeado. Isso quer dizer que o município está em quarto lugar na contagem que é feita pela Secretaria Estadual da Saúde. Porto Alegre lidera a lista, com 47 infecções, seguido de Bagé, com sete casos, e Canoas, com seis pacientes confirmados.

A primeira confirmação de Covid-19 em Lajeado – e no Vale do Taquari – envolve um homem de 57 anos, que participou de um cruzeiro marítimo na costa brasileira durante a primeira quinzena de março. Ele está em estado grave na UTI Covid-19 do Hospital Bruno Born (HBB). Em ordem de confirmação aparece um homem de 22 anos, isolado em casa, e outro homem, de 57 anos, também isolado em casa. Ambos participaram de uma viagem a Suíça. Eles têm sintomas, mas passam bem.

No fim da tarde desta terça-feira (24), o Estado, por meio do Laboratório Central (Lacen), confirmou a doença em um homem de 60 anos, estável, internado no HBB, que retornou de viagem a Suíça, e de uma mulher, de 48 anos, que teve contato com pessoa contaminada que participou de um congresso em Bento Gonçalves. Ela faz isolamento em casa, com sintomas, mas passa bem. As informações são da prefeitura.

Há outras quatro pessoas com suspeitas em Lajeado, contudo, há outros possíveis infectados no município. No começo da semana o governo gaúcho mudou o protocolo de avaliação e, a partir de agora, apenas os casos sob investigação e que apresentem sintomas mais intensos coletaram amostras para exames.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, explica que os não graves “não entram no critério coleta, mas entram no critério de casos suspeitos para monitoramento e isolamento domiciliar”, de 14 dias. Isso quer dizer que pacientes que apresentarem sintomas leves serão acompanhados, mas, provavelmente, não farão o teste no Lacen. Mesmo assim, Juliana reforça que a comunidade deve ficar em casa. “A população tem que entender que não é porque esse número está aparentemente baixo que não temos a circulação viral. Temos, sim”.

No total, Lajeado tem 19 casos notificados, sendo que dez já foram descartados, quatro estão sob investigação e cinco foram confirmados. Em entrevista ao Grupo Independente, na noite desta quarta-feira, o secretário da Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, estimou que o município possa ter cerca de 150 pessoas infectadas com a Covid-19. Em decreto, a prefeitura determinou o fechamento do comércio e estipulou novos horários de funcionamento para os serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias, clínicas médicas e agropecuárias, entre outros.

A Covid-19 na região

O Vale do Taquari tem nove casos confirmados do novo coronavírus. Destes, cinco envolvem pacientes de Lajeado e os demais são moradores de Anta Gorda, Cruzeiro do Sul e Estrela. Os pacientes de Anta Gorda são um homem, de 33 anos, que viajou num cruzeiro pela costa brasileira – não o mesmo do morador de Lajeado – e a sua mulher, na faixa de 30 anos, que esteve no mesmo passeio; de Cruzeiro do Sul é uma mulher, de 28 anos, que teve contato com participante de um congresso em Bento Gonçalves; e de Estrela é uma mulher, de 20 anos, que voltou da Irlanda. Os três pacientes estão em isolamento domiciliar, junto das suas famílias, e passam bem.

** O segundo caso de Anta Gorda, da mulher, foi confirmado duas horas depois de o boletim oficial ter sido divulgado pelo Estado. Com isso, passou do total de 112 para 113 no RS.

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br
Fonte: Independente