Destaques Lajeado

Lajeado mantém posição de destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 

Lajeado avançou na segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios e manteve a segunda posição entre os avaliados no Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre. O ranking, composto por 65 indicadores organizados dentro de 13 pilares temáticos e três dimensões, avaliou dados de 411 municípios com mais de 80 mil habitantes de todo o Brasil. O objetivo do documento é fazer diagnósticos e contribuir para direcionar a atuação dos líderes públicos municipais em todo país. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove, uma plataforma que se propõe a aumentar a eficiência dos municípios, com patrocínio do Sebrae.

Lajeado avançou 7 posições no ranking geral (que inclui todos os 411 municípios brasileiros), passando da 37ª para a 30ª posição, e se destaca em diversos outros indicadores. Além de manter a 2ª colocação entre os municípios gaúchos, Lajeado também ficou novamente entre as 10 cidades melhor posicionadas da Região Sul. O estudo é composto por indicadores oficiais, baseado em dados de 2018 a 2020, em três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.
A dimensão “Instituições” é composta por dois pilares: “Sustentabilidade fiscal” (contendo 4 indicadores) e “Funcionamento da máquina pública” (6 indicadores). A dimensão “Sociedade” é composta por 6 pilares: “Acesso à saúde” (4 indicadores), “Qualidade da saúde” (5 indicadores), “Acesso à educação” (6 indicadores), “Qualidade da educação” (4 indicadores), “Segurança” (5 indicadores), “Saneamento” (7 indicadores) e “Meio ambiente” (5 indicadores). Já a dimensão “Economia” é composta por 4 pilares: “Inserção econômica” (3 indicadores), “Inovação e dinamismo econômico” (8 indicadores), “Capital humano” ( 3 indicadores) e “Telecomunicações” (5 indicadores). Entre as novidades no estudo deste ano está a inclusão um novo pilar com dados específicos do “Meio Ambiente”.
Conforme o prefeito, Marcelo Caumo, o ranking reafirma o destaque da cidade no RS e no Brasil.
– Termos uma cidade competitiva, com bons indicadores sociais e econômicos, é fruto de uma construção histórica do nosso município. Em Lajeado o trabalho conjunto entre poder público, setor empresarial e comunidade se reflete não só em bons números mas, principalmente, em uma cidade cada vez melhor para se viver e fazer negócios. Nosso desafio é não só manter esses bons indicadores em áreas essenciais como saúde, educação e segurança, como trabalhar para melhorá-los a cada ano – disse Marcelo.

Saiba mais

O ranking possibilita identificar, dentro de cada uma de suas três dimensões e 13 pilares temáticos, os pontos fortes e fracos que influenciam a classificação final do município em cada um dos 65 indicadores contemplados. Para acessar o conteúdo completo do Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse https://conteudo.clp.org.br/ranking-de-competitividade-dos-municipios-2021 ou clique aqui.