Meio Ambiente RSS Lajeado

Lajeado realiza ações para descarte correto de materiais

LOGOS FOTOS SITE-04A Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), quer incentivar a comunidade a contribuir com o meio ambiente por meio da destinação correta de materiais. Para isso, a Secretaria firmou parcerias com empresas que possibilitam às pessoas físicas o recolhimento de óleo vegetal e de equipamentos eletrônicos de informática e telefonia. A iniciativa tem o objetivo de dar o destino correto a estes materiais, sem prejudicar o meio ambiente.

Sobre o óleo de cozinha:
– Por que é um problema ambiental: quando o óleo entre em contato com a água de rios, ele se acumula na superfície e impede a entrada de luz, prejudicando a vida dos organismos aquáticos. Já no solo, dificulta o escoamento da água das chuvas e atinge o lençol freático, inutilizando os poços da região.

– O que a comunidade pode fazer: recolhimento de óleo vegetal que já foi utilizado na cozinha. Este resíduo será destinado para uma empresa especializada, onde será reciclado, industrializado e transformado em material para pavimentação asfáltica e construção civil.

Sobre lixo eletroeletrônico:
– Por que é um problema ambiental: o maior problema deste lixo são substâncias tóxicas presentes nos seus componentes. Seu descarte de forma incorreta contamina o solo, a água e pode afetar a saúde dos seres vivos.

– O que a comunidade pode fazer: levar à Sema equipamentos eletrônicos de informática e de telefonia como carregador, CPU, monitor, teclado, mouse, impressora, notebook, estabilizador, no break, celular, telefone sem fio, bateria de celular, fios e cabos, central telefônica, placa de rede, placa-mãe, placa de vídeo, placa de som, placa de fax, modem, decodificador, vídeo, som, fax, memória RAM, HD e driver. Estes equipamentos serão desmontados e terão seus materiais separados e destinados para empresas especializadas.

O descarte deve ser feito na sede da SEMA, no endereço rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, bairro Americano. Mais informações podem ser obtidas com o Centro de Educação Ambiental pelo fone 3982-1099.

Texto: Ascom Lajeado