Cultura Lajeado

Lajeado vive tradicionalismo gaúcho na Ciranda Cultural de Prendas

Nesta quinta-feira,16/05, iniciou um dos eventos tradicionalistas mais prestigiados do Estado, a 49ª edição da Ciranda Cultural de Prendas. Acompanhados da coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher e o titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, recepcionaram cerca de 70 prendas no Clube de Tiro e Caça. Até este sábado, 18/05, diversos lugares de Lajeado serão palcos das atividades. A prefeitura, por meio da Secel, está apoiando o evento. Com entrada gratuita, a Ciranda está aberta a toda a comunidade para que prestigie as atividades.

Lajeado é o município anfitrião da 49ª edição da Ciranda por ser a cidade natal da atual prenda estadual, Jessica, que venceu a Ciranda Cultural de 2018, realizada em Campo Bom. O concurso, considerado um dos maiores eventos culturais do tradicionalismo gaúcho do Estado envolve 73 concorrentes, prendas das29 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, abrangendo as categorias mirim, juvenil e adulta. O concurso deste ano definirá as nova representantes da mulher gaúcha para a gestão 2019/2020 . As prendas participam de provas orais, escritas culturais, artísticas e mostra folclórica.

“Que esses dias fiquem guardados na memória de cada uma de vocês. Não existe fotografia que consiga superar as lembranças que a gente leva no coração. Que vocês possam confraternizar e levar Lajeado em cada canto desse Estado. Estamos orgulhosos de receber vocês”, destacou Caumo.

São aguardadas aproximadamente 4 mil pessoas para o evento, que terá os locais de realização de atividades, provas e bailes distribuídos entre o CTG Tropilha Farrapa, a Univates e o Clube Tiro e Caça. O resultado das provas com a revelação da grande vencedora da 49ª edição, será apresentado durante fandango com o Grupo Alma Crioula no Clube Tiro e Caça, que ocorrerá na noite de sábado, dia 18/05.

 

Confira a programação do evento:

16/05 – CTG Tropilha Farrapa

19h- Benção Religiosa

20h- Jantar e despedida das Prendas do Estado Gestão 2018/2019.

17/05 – Univates

8h- Prova Escrita (Salas de aula, 5º andar, nº 511, 512 e 513, Prédio 16).

9h às 12h- Montagem da Mostra Folclórica (Complexo Esportivo)

13h30- Avaliação da Mostra Folclórica (Complexo Esportivo)

20h30- Sessão Solene de Instalação da 49ª Ciranda Cultural de Prendas (Teatro)

18/05 – Univates e Clube Tiro e Caça

8h30- Avaliação Prova Oral e Artística (Univates)

22h30- Fandango de Resultado da 49ª Ciranda Cultural de Prendas (Salão Social do Clube Tiro e Caça)

 

 

TEXTO E FOTO: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado