Cultura Arroio do Meio RSS Destaques

Lançado 13º Concurso Literário de Arroio do Meio

Lançamento foi marcado por divulgação do regulamento do Concurso, participações especiais do grupo teatral FoiceAcena e do servidor público da década de 50, Sr. Essig, e coquetel nostálgico (Foto: Maica Viviane Gebing)

“Meu lugar…minhas memórias…”. Com esta temática o 13º Concurso Literário de Arroio do Meio convida a comunidade arroio-meense a viajar nas suas memórias, recordar lugares e vivências que marcaram suas vidas, e compartilhar essas lembranças em textos narrativos de até 60 linhas.

O regulamento prevê a participação de todos os arroio-meenses natos ou residentes, assim como professores e alunos das escolas do município, com base de inspiração no tema do concurso. Cada escritor poderá participar com um trabalho. A entrega deve ser feita até 6 de julho, na Secretaria de Educação e Cultura (SEC). A seleção dos textos será realizada pela Comissão de Seleção Municipal, sendo que os critérios de avaliação serão criatividade, clareza, ortografia, pontuação, coesão e coerência, pertinência ao tema e originalidade. Os textos selecionados estarão eternizados num livro, que será lançado na segunda quinzena de novembro.

O lançamento do tema e regulamento do concurso literário ocorreu na noite da quarta-feira (02), na Casa do Museu, na presença de autoridades, equipes diretivas de escolas, professores, entidades e demais representantes da comunidade. O evento contou com a participação do Grupo Teatral FoiceAcena, que representou a família Von Haeckel, primeiros moradores da casa centenária que já foi utilizada como consultório médico, residência, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Casa de Cultura, Biblioteca Pública, Secretaria de Educação e Cultura, e desde 2008 abriga a Casa do Museu, oficialmente constituído como Museu Público Municipal em 2013, através de Lei Municipal. Outra participação especial marcada por lembranças e emoção, foi do servidor público da década de 50, Sr. Erico Essig, que contextualizou parte da rotina da época em que a Prefeitura funcionava na atual Casa do Museu.

Em seu depoimento, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck, lembrou que o concurso realizado de forma intercalada desde 1998, já originou 13 obras literárias escritas pelas mãos de muitos arroio-meenses. “As memórias nos fazem viajar através do tempo”. A Coordenadora da Casa do Museu, Carla Jaqueline Schroeder, contextualizou a história da Casa do Museu, que em 2018 completa 100 anos de história. Na sequência, o Prefeito Klaus Werner Schnack parabenizou todos os envolvidos no projeto. “Queremos que as pessoas que nos sucederem também possam se orgulhar da história como nós nos orgulhamos do que foi construído até aqui”, complementou.

A noite seguiu com um nostálgico e simbólico coquetel, composto por bebidas e alimentos que marcaram épocas, ativando os sensores de memórias dos convidados através do paladar, cheiros e sentimentos. O Concurso Literário é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da SEC, com apoio das escolas, professores de Língua Portuguesa, veículos de comunicação e Núcleo Municipal de Cultura. Os principais objetivos do concurso são promover espaços de incentivo à leitura e escrita, consolidar os valores da cultura arroio-meense e a expressão de seus talentos, valorizar a produção textual realizada no contexto escolar e comunitário, dar continuidade ao projeto de produção literária desenvolvida no município e trazer à lembrança vivências e impressões em relação ao tema proposto pelo concurso. Mais informações pelo fone (51) 3716 2887 ou direto na SEC – rua Dr. João Carlos Machado, 1000.

Texto: Ascom Arroio do Meio