Eventos Destaques Estrela

Lançado o Programa de Internacionalização de Estrela

A Estrela Multifeira também foi o marco para um projeto inovador do Governo Municipal na área do comércio exterior. O lançamento do programa de internacionalização Nossa Estrela pelo Mundo ocorreu nesta sexta-feira (5) no Auditório E-Log e foi apresentado para lideranças pelo secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Rodrigo Kich. Entre as presenças, destaque para o consulado paraguaio, presidentes do CRCRS e Sescon-RS, Ana Tércia Lopes Rodrigues e Celso Levandovski, além do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum. 

Kich explicou sobre o mapeamento de todos os países com os quais Estrela se relaciona, seja comprando ou vendendo. “Queremos com isso adquirir reputação internacional para apresentar Estrela a países mundo afora”, salientou. A intenção também é firmar parcerias e acordos de cooperação técnica para troca de informações sobre áreas diversas, como meio ambiente, educação e tecnologia, e até recursos do Banco Mundial para ajudar no desenvolvimento a longo prazo.

O consultor do projeto, Cezar Roeder pontuou o ranking de relacionamento, mostrando que na exportação Argentina é o maior destino, seguido por Paraguai e Bolívia; e na importação Holanda, Itália e Bulgária.  “O município tem elementos importantes que devem ser aproveitados nas relações internacionais. Entre esses está o posicionamento estratégico, sendo um verdadeiro hub integrador de diversos modais logísticos, além da balança comercial focada na indústria com média/alta densidade tecnológica”.  

Representante do consulado do Paraguai, Jorge Valenzuela agradeceu o convite e elogiou a iniciativa no sentido da relação comercial e do compartilhamento de tecnologias. “A partir do ano que vem vamos agendar e trazer empresários paraguaios”, projetou. 

Porto, universidade, ferrovia e rodovia foram algumas das vantagens listadas por Brum e que facilitam tanto a importação como exportação. “A mão de obra é outro fator e que diferencia o nosso Estado, podendo ser decisivo para os negócios das nossas empresas”, observou o secretário. O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, valorizou a ação e o potencial que o município tem.  “A nossa indústria é extraordinária, o comércio ótimo, temos Estrela pelo mundo. Quem nasce aqui já é uma estrela e o que vamos fazer agora é concretizar todos os nossos planos”.