Economia Investimento Vale do Taquari

Languiru recebe prêmio de cooperativa destaque nos Vales do Taquari e Rio Pardo

Premiados com representantes da Ocergs, do jornal e autoridades

O protagonismo econômico e social do cooperativismo para os Vales do Taquari e Rio Pardo foi reconhecido pelo 1º Prêmio Destaques Cooperar dos Vales, iniciativa do jornal O Informativo do Vale. A entrega da premiação ocorreu na noite de 28 de novembro, durante evento especial que reuniu representantes do setor, autoridades e convidados no Weiand Hotel, em Lajeado.

O grande prêmio da noite reservou uma surpresa. Na categoria Cooperativa Destaque, Languiru e Dália foram as vencedoras, reconhecimento baseado no exemplo inovador de parceria, alinhado ao sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação. A referência remete ao acordo firmado entre as cooperativas na Expovale 2018, em Lajeado. Na oportunidade as cooperativas de Teutônia e de Encantado assinaram carta de intenções para industrialização da matéria-prima produzida pelos associados das organizações.

O troféu foi recebido pelo presidente da Languiru, Dirceu Bayer, e pelo presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Antônio Piccinini.

 

Reconhecimento 

“A Languiru vive um momento excepcional e essa distinção dedicamos a toda ‘Família Languiru’, que tem papel fundamental para o desempenho da cooperativa. Isso nos anima e nos dá muita energia para seguir trabalhando. Nosso desejo é que esse momento se perpetue nos próximos exercícios”, destaca Bayer, acrescentando que a premiação é a valorização de toda cadeia produtiva do agronegócio. “Nosso maior patrimônio são as pessoas, que nos dão condições de competir nesse mercado tão concorrido que é a produção de alimentos.”

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, valoriza a inovação, o progresso e a união de esforços. “O Vale do Taquari é o primeiro, no mundo, em percentual de população associada à alguma cooperativa, em seus diferentes ramos. Alguns, inclusive, são integrantes de mais de uma organização. Já ultrapassamos até o Canadá, que liderava esse ranking. Se o Brasil fosse o Vale do Taquari, seria outro país.”

 

Premiados 

  • Cooperativa Destaque: Cooperativa Languiru e Dália Alimentos
  • Responsabilidade Social: Unimed VTRP, com o projeto “Viver Bem na Escola”
  • Difusão do Cooperativismo: Certaja, com o projeto “Sementes do Cooperativismo”
  • Liderança Destaque: Irno Augusto Pretto, da Uniodonto

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Lidiane Mallmann/O Informativo do Vale
Assessoria de Imprensa Languiru