Alimentação RS RSS Teutônia

Languiru registra mais de R$ 2,5 milhões em negócios na Expoagas

Cardápio especial para cada período do dia foi elaborado com muito carinho para receber clientes, consumidores e visitantes (Foto: Leandro Augusto Hamester)

As marcas mais renomadas do mercado concentradas em um ambiente propício para a realização de negócios. Inovações em produtos, equipamentos e serviços apresentadas por expositores que atuam nos cenários estadual, nacional e internacional. Fornecedores e supermercadistas buscando soluções para incrementar as vendas e atender as necessidades dos consumidores. Esse é um retrato do que foi a 37ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2018, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de agosto, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

Realmente, os números mostraram, mais uma vez, porque a Expoagas é considerada a maior feira supermercadista do Cone Sul. Segundo o balanço divulgado pela comissão organizadora, a feira contou com a participação de 102 expositores, que anteciparam tendências do setor varejista e concretizaram R$ 508 milhões em negócios. O balanço ainda demonstrou que, durante os três dias da feira, 48 mil visitantes conferiram o que há de melhor em produtos, equipamentos e serviços.

Além de grandes negócios, a feira promoveu um qualificado ciclo de palestras que contou com a participação de conceituadas figuras da mídia brasileira, como o médico Drauzio Varella, o ator e diretor Miguel Falabella e o jornalista Ricardo Boechat. Ainda ocorreram seminários técnicos e visitas guiadas a empresas do comércio e da indústria.

Estande moderno e degustação personalizada para clientes

Com tradição de mais de uma década de participação, quem mais uma vez esteve marcando território na Expoagas foi a Languiru. O público foi acolhido no renovado estande da cooperativa que, nesta edição da feira, contou com mezanino para atendimento personalizado aos clientes. A estrutura foi ampliada em 25m² no espaço destinado à convivência, o que resultou em maior conforto aos visitantes.

O estande recebeu a visita de clientes gaúchos e de outros estados que encaminharam compras nas linhas de carnes de aves e suínos, industrializados e lácteos. Todo o atendimento foi prestado por vendedores, supervisores de vendas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em momento de confraternização e muitos negócios. Da mesma forma, com o propósito de prestar apoio à equipe de vendas, as movimentações foram acompanhadas pelo Setor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e gerência de Vendas.

Durante a feira também foi elaborado, com muito carinho, um cardápio especial para cada período do dia. No almoço, foram servidas pizzas (frango e calabresa), linguiças (toscana e suína), frango temperado (coxinha da asa e meio da asa) e suíno temperado (filé, picanha e costela). Na hora do lanche, foram oferecidas linguiça calabresa, sanduíche de presunto e pizza (doce de leite). No jantar, novamente foram servidas linguiças (toscana e suína), frango temperado (coxinha da asa e meio da asa), suíno temperado (filé, picanha e costela) e pizzas (frango e calabresa). Já àqueles encontros que eram caracterizados por um curto espaço de tempo, foram servidas torradinhas de doce de leite e picadinho de presunto, além das bebidas lácteas e do Chocolan. “Foi um roteiro perfeito para apresentarmos aos clientes nossa linha de temperados de aves e de suínos, que foram as estrelas da feira”, avalia o gerente de Vendas da Languiru, Roberto Pulita.

Promoção especial

O estande da cooperativa foi bastante útil em diferentes ações da Área Comercial da Languiru. A SIG Combibloc, parceira da cooperativa na tecnologia QR Code, fez a demonstração deste modelo de rastreamento junto ao público. Os supermercadistas cadastravam números da sorte e concorriam a um tablet no final de cada dia. Quem fazia pedidos durante a feira, recebia mais um número da sorte e acabava tendo mais chances de ganhar um tablet. Os clientes contemplados foram Everaldo S. de Aguiar (Supermercado Moreira Paz e Viaduto – Vacaria/RS), Leandro Romero (Mercado São Lucas – Garibaldi/RS) e Paulo Tavares (Super Paulinho – Guaíba/RS).

Outra ação que incentivou a comercialização foi premiar os três vendedores que mais fecharam pedidos durante a feira. Cada um ganhou um presente da cooperativa como forma de valorizar o desempenho. Segundo o vendedor de Teutônia, Mathias Magedanz, as vendas foram impulsionadas a partir de promoções, apoio de supervisores e da gerência comercial. “Foi uma ‘baita’ feira, onde se valorizou o trabalho dos vendedores, com os clientes impressionados com a representatividade da Languiru”, acrescentou.

O vendedor de Santo Ângelo, Antônio Roberto Fideles, destacou a valorização da equipe de vendas e o modelo de negociação oferecido. “O nosso estande recebeu a visita de um cliente que não comprava filé com bacon, cujo conceito mudou a partir da degustação que ele e a esposa fizeram. Da mesma forma, teve outro cliente que foi apresentado para a nossa gerência comercial, fato que acabou contribuindo para a compra do nosso leite”, comemorou.

Vendedora na região de Guaíba e da Zona Norte de Porto Alegre, Camila Borba da Cunha enalteceu a iniciativa e as metas propostas pela Área Comercial. “Foi minha primeira Expoagas como vendedora e conseguimos nos aproximar mais dos clientes. Inclusive, houve um cliente que acabou inserindo na sua loja o nosso leite zero lactose. Antes disso, ele não trabalhava com nenhuma marca desse tipo de leite”, revelou.

Texto: Ascom Languiru