Esporte Destaques Estrela

Largadas e chegadas decisivas em Estrela

Etapa em Estrela fecha a temporada da Copa RS, segunda principal competição no Estado

Etapa final da Copa RS de Bicicross, segunda principal competição gaúcha ocorrerá no sábado. Inscrições seguem abertas

A pista municipal de bicicross de Estrela, em frente ao Parque Princesa do Vale (Rua Julio de Castilhos, Centro), será palco da etapa final da Copa RS de Bicicross. A disputa, antes programada para o início do mês, mas adiada em razão das condições climáticas, ocorrerá agora neste sábado (26) à tarde, em dois momentos: das 14h às 16h com os treinos oficiais e depois com as largadas oficiais pelas 19 categorias. São esperados mais de cem atletas gaúchos pela competição que já passou por Campo Bom, Sapiranga e Novo Hamburgo, e agora no Vale do Taquari apontará os melhores da temporada. Inscrições seguem abertas e outros pilotos poderão garantir presença na hora.

Organizada pela Federação Gaúcha de Bicicross, que por sua vez é vinculada à Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), a Copa RS é a segunda competição mais importante do Estado, que também toca o Campeonato Gaúcho – sete etapas. A etapa estrelense tem organização local da Associação Estrelense de Bicicross (AEBMX), apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e empresas patrocinadoras. Conforme Paulo Daltoé, um dos coordenadores da AEBMX, apesar de não ser a principal competição do Estado, igualmente reúne os melhores atletas, pois serve para os pilotos manterem o ritmo e competirem. Também por passar por pistas que não estão no roteiro do Campeonato Gaúcho e assim divulgarem o esporte. Por isso também são aceitas inscrições na hora, como forma de incentivar o acesso de novos atletas à modalidade.

Serão 19 categorias por idade ou modelo de bicicleta. Inscrições antecipadas pelo site da Federação Gaúcha (www.fgc.com.br) – através dos clubes municipais – e individuais no local: R$ 25 antecipada, R$ 30 na hora. Os pilotos que queiram correr por Estrela o fazem através da AEBMX, com Daltoé (telefone 99637-5420 e e-mail pdaltoe1@gmail.com). Cerca de 15 estrelenses estão confirmados, entre eles representantes da Escolinha de Bicicross de Estrela, proporcionada pela Smel. Esta funciona nas segundas e quartas-feiras, pela manhã, das 8h às 10h30min, e à tarde das 14h às 16h30min, junto ao Projeto Navegar. São disponibilizas bicicletas, capacetes, e oferecidos lanches, gratuitamente.

Pista de Estrela

Na atual temporada, Estrela ficou fora do roteiro do Campeonato Gaúcho. Conforme Daltoé, a Copa RS é uma das iniciativas que busca angariar recursos para recolocar Estrela na rota da principal competição, que hoje conta com sete etapas. “O problema hoje é técnico. O campeonato evoluiu, novas exigências foram feitas pela Federação de Ciclismo e a pista de Estrela hoje não atende a todas elas, como ter algumas curvas em concreto e retas mais longas”, explica. “Mas trabalhamos objetivando estas adequações e a Copa é inclusive uma forma de dar visibilidade e angariar recursos.”

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: arquivo/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela