RSS Obras Destaques Bom Retiro do Sul

Largo dos Emancipacionistas recebe melhorias

Local é ponto turístico do município (Foto: Divulgação)
Local é ponto turístico do município (Foto: Divulgação)

Um dos pontos turísticos de Bom Retiro do Sul, o Largo dos Emancipacionistas (escadaria da Corsan), no centro cidade baixa está passando por um trabalho de revitalização e embelezamento. Após o trabalho de limpeza, a escadaria está em fase final de pintura. Os trabalhos são uma parceria entre Administração Municipal e a empresa Madrepedra que está adotando o local para cuidados e reparos engajados na Lei Municipal ‘’Viva melhor’.

Na parte baixa da escadaria, as margens da Rua Senador Pinheiro Machado, um painel adesivo com o nome do local está sendo instalado para melhor identificação.

De acordo com o prefeito Edmilson Busatto, a medida da Madrepedra de adotar o local é algo muito positivo e quem sabe servirá de incentivo para que outras empresas adotem outros espaços na cidade.

No início de 2017 o Vereador Tiago Pedroso fez uma indicação para revitalização da escadaria, porém o projeto dele seria feito em conjunto com alunos do Grêmio Estudantil do CEJA, se restringindo a limpeza e pintura da escadaria. Como a empresa Madrepedra se dispôs a adotar o Largo dos Emancipacionistas pela lei “Viva Melhor”, ficou por conta da própria empresa a revitalização e a escolha do que seria realizado.

O projeto da Madrepedra, além da pintura inclui paisagismo, colocação de bancos, lixeiras e banner. O prefeito Edmilson pretende conversar ainda com o vereador Tiago para talvez poder utilizar sua ideia inicial em outro espaço público do município, beneficiando ainda mais pessoas.

Projeto “Viva Melhor”
A Lei municipal 4.410 de 09 de agosto de 2017 institui o Programa de Adoção de Praças Públicas e Áreas Verdes – ‘’Viva melhor’’. Entre os principais objetivos está a promoção de participação da sociedade civil organizada das pessoas físicas e jurídicas na urbanização, cuidados e manutenção das praças públicas e áreas verdes em conjunto com o poder público. Propiciar que pessoas físicas e grupos organizados da população elaborem projetos de utilização de praças e áreas, que atinjam as diversas faixas de idade e de necessidades da população, possibilitar uso intensivo por associações esportivas, de lazer e culturais.

Podem participar  as entidades da sociedade civil, associações de moradores, organizações não-governamentais, sindicatos, pessoas físicas e jurídicas legalmente constituídas e cadastradas no município. Para participar do projeto  será necessária a assinatura de um termo de cooperação entre o interessado e assumir a adoção.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul