Saúde Nova Bréscia

Lian Gong: Caminho para Prevenção e Reabilitação

Desde setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Bréscia passou a integrar o Lian Gong no quadro de atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Desenvolvido na China em 1975 com o objetivo de tratar e prevenir dores no corpo provenientes de tarefas repetitivas, o Lian Gong é uma prática composta por diferentes exercícios.

Na UBS, as atividades são desenvolvidas pela Educadora Física, Genusane Delazeri, de forma coletiva. Interessados em aderir às sessões podem acompanhar as atividades, realizadas na Academia de Saúde todas as quintas-feiras, a partir das 16h. Para frequentar semanalmente, basta comunicar com antecedência a Unidade de Saúde.

Os exercícios são divididos em fases, que agem em regiões como pescoço e ombros, costas e cintura e pernas e pés. A fase aplicada nos pacientes da UBS é a “anterior”, que compreende 18 exercícios. Existe ainda a fase posterior e a interna, que somam uma quantidade diferente de exercícios.

Além de tratar patologias osteomusculares, como lesões nos músculos e articulações, a prática também trabalha a mente, através de exercícios de meditação que promovem o controle da ansiedade, do estresse, contribuindo com a melhora da respiração.

 

 

Fotos: Genusane Delazeri
Assessoria de Imprensa de Nova Bréscia|RS