Região RSS Polícia

Lideranças tratam da ativação do Presídio de Lajeado na SSP

Lideranças se reuniram na quarta-feira (Foto: Rodrigo Ziebell)
Lideranças se reuniram na quarta-feira (Foto: Rodrigo Ziebell)

O governo do Estado irá designar dez servidores públicos para dar início à ocupação do Presídio Feminino de Lajeado, inicialmente com 20 apenadas. Além disso, um encontro será realizado na Região do Vale do Taquari para disciplinar a ocupação de vagas do Presídio de Venâncio Aires. O objetivo é organizar estas vagas regionalmente. Estas decisões foram tomadas na quarta-feira (06) durante reunião do deputado Tiago Simon (PMDB) com o secretário de Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, acompanhando comitiva representativa do Vale do Taquari. “Foi uma vitória da cooperação entre governo, instituições e comunidade”, afirmou o deputado Tiago Simon.“Este é um exemplo significativo do quanto a cooperação e a integração são as palavras chave na segurança pública.”

Construído com recursos arrecadados pela comunidade, o presídio feminino de Lajeado tem capacidade para abrigar 71 detentas. A obra, erguida junto ao Presídio Estadual de Lajeado, teve início em março de 2015, após decisão da comunidade de construir o presídio e o novo albergue masculino sem a intervenção do governo do Estado. Os recursos investidos, cerca de R$ 800 mil, foram levantados com doações da comunidade, do poder Judiciário por meio das penas alternativas das Varas de Execuções Criminais (VECs) das Comarcas de Lajeado, Estrela e Teutônia, e da prefeitura de Lajeado.

Participaram da reunião desta quarta-feira em Porto Alegre os prefeitos de Lajeado e Westfália, Luis Fernando Schmidt e Sérgio Marasca, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, Cíntia Agostini, os promotores de Justiça de Lajeado, Ederson Luciano Maia Vieira e Ana Emília Vilanova, a superintendente da Susepe, Marli Stock, e representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Texto: Ascom Gabinete do Deputado Tiago Simon