Artigos - Geral

“Líderes de sucesso” este é o artigo da psicóloga Carolina Sofia

Carol SofiaA palavra coaching aparece muito relacionada com empresas quando se fala em gestão de pessoas. O profissional coach é especializado em auxiliar outras pessoas a refletir sobre suas atividades, auxiliando na definição de ações em direção as suas metas e objetivos. Dentro das instituições ele pode auxiliar e muito no desenvolvimento de líderes que estarão a frente de equipes de sucesso.

Mas quais são as características fundamentais para um bom líder de equipe afinal? Para o coaching o líder não deve apenas cumprir seu papel, mas motivar sua equipe, trabalhar em conjunto e conseguir promover outras pessoas a ser tão boas quanto ele mesmo. Adquirir conhecimento técnico, visão de negócios ou organização de estratégias, pode ser bem mais simples que organizar times, uma vez que estar a frente da equipe exige conhecimento e manejo de pessoas que é bem mais complexo.

Ao líder é fundamental ser um bom observador. Tanto observar, quanto perceber o que ocorre ao seu redor; conseguir pensar sobre o que está acontecendo e tomar uma decisão levando em consideração tudo que está envolvido no assunto. Para ser observador é preciso que o líder também desenvolva empatia, conseguindo colocar-se no lugar do outro e pensar pelo todo não apenas pelo que o beneficiaria. Além disso a empatia faz com que ele conheça mais profundamente cada um do seu time e saiba com maior facilidade como motivá-los e conduzi-los de forma adequada.

Por conhecer bem a equipe ele consegue dividir de forma correta as tarefas de todos não deixando que ninguém fique sobrecarregado e que todos consigam trabalhar juntos. Além disso ele auxilia os membros da equipe nas tarefas que têm mais dificuldade promovendo crescimento. Para que saiba auxiliar e guiar está sempre se desenvolvendo, fazendo treinamentos e cursos para ter mais facilidade em resolver problemas e agregar sempre mais conhecimento ao time.

O bom líder precisa também ser um bom ouvinte, pois escutar a equipe de fato é primordial para saber seus verdadeiros desejos e dificuldades. É importante também que saiba reconhecer quando ele precisa de ajuda ou quando está errado. Nenhuma pessoa é perfeita e ser humilde para perceber e reconhecer os próprios erros é ser mister no crescimento pessoal. Quando se ouve a equipe, esta dará dicas importantes das qualidades e dificuldades que o líder possui.

O maior resultado da equipe só irá ocorrer quando ela estiver trabalhando feliz com suas atividades e não competindo entre si, mas indo rumo a objetivos comuns. O bom líder através de seu conhecimento e caráter saberá conduzir todos juntos garantindo a motivação do time e entendo todos como fundamentais na meta traçada. É primordial que o líder ande não à frente do time, mas junto com ele, pois se tornou facilitador na gestão das pessoas e não apenas na gestão do negócio. Entender-se e conhecer-se é o primeiro passo para o gestor chegar ao sucesso com sua equipe. A assessoria do coach pode ser importante para alguns neste ponto, pois nem sempre é uma tarefa fácil a mudança pessoal.

Carol Sofia é Psicóloga e Especialista em Gestão e Docência de Ensino Superior.