Cultura RS RSS Muçum

Linha Alegre sediou Filó Cultural na sexta-feira

Apresentação de danças folclóricas recepcionou os presentes (Foto: Bruna Luzzi Brino)

A primeira noite do 1º Filó Cultural Notte Della Felicitá, ocorreu na última sexta-feira (19), no salão da Comunidade Linha Alegre, contemplando também as localidades de Linha Dom Felipe de Nadal e Linha Alegre Caravaggio. Segundo estimativa da organização, a primeira etapa teve participação de mais de 100 pessoas.

Os presentes, que foram recebidos com apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Italiana La Barca e o Grupo de Cantoria Italiana San Piero, levaram um prato de comida (doce ou salgado), para confraternização. A inciativa é da Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto.

Na oportunidade, a titular da pasta responsável, Jacinta Casagrande, agradeceu a adesão da comunidade, com a participação de moradores, assim como a cedência do local. Ela explica que o filó acontece pela necessidade de resgatar as tradições dos antepassados, oferecendo atividades de canto e dança, que permitem rememorar períodos significativos da imigração italiana. “O intuito, sobretudo, é abranger a população interiorana, que muitas vezes não tem acesso às programações culturais”.

Na próxima sexta-feira, o evento ocorre na Linha 13 de maio, a partir das 20h. No dia 09 de novembro, será a vez da Comunidade Barra das Contas receber as atividades.

Texto: Ascom Muçum