Cultura Destaques Muçum

Livro “Muçum: 60 anos de história” será lançado no dia 27 deste mês

A Semana do Município, neste ano, passará por uma edição especial, por conta das comemorações alusivas aos 60 anos de Muçum. E, para acentuar ainda mais as festividades, no dia 27 de maio, na Câmara de Vereadores será lançado o novo livro do município, que reconta a história da Princesa das Pontes, desde a história dos primeiros moradores, passando por eventos e períodos importantes, até chegar em fatos recentes.

Livro mais recente tem mais de três décadas

O último livro do município foi escrito há mais de 30 anos e, por isso, conforme a secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, identificou-se a necessidade de se criar uma nova conjuntura, acrescer episódios relevantes e relatar outros, inserindo alguns detalhes. Neste contexto, também é narrado o trabalho de todas as Administrações Municipais, que estiverem a frente do Executivo muçunense. “Esta nova edição reconta a história com algumas particularidades que a comissão nos ajudou a adentrar. Além disso, sentíamos a falta de narrar acontecimentos recentes, e que merecem outro espaço além de simplesmente estar em nossa memória”, diz.

A comissão mencionada pela titular da pasta é composta pela própria Jacinta, além dos muçunenses Adilson Marchini, que foi músico, secretário de Obras e militar aposentado após participar de uma missão de paz durante a Guerra de Suez; Clanir Fantin Pires, secretária de Educação e Cultura por vários anos; Sônia Regina Ravasio Rodrigues, professora de português aposentada; Rejane Kunz Cuciolli, biblioteconomista do município; Luís Gustavo Bettinelli, assessor de imprensa da Prefeitura; Bruna Luzzi Brino e Rafaela Dalmolin Picolli, funcionárias da Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto.

O livro que deve conter cerca de 300 páginas, é escrito pelo encantadense Airto Francisco Gomes, bacharel em Letras Português/Literatura (UNIVATES), pós-graduado em Gestão Pública (UNIVATES) e Extensão Pública da Cultura (UFRGS). Gomes é professor, escritor, (Cadeira nº23 da Academia Literária do Vale do Taquari), autor de 27 livros, entre eles, nos segmentos de história de municípios, ficção infanto-juvenil, biografias de personalidades e empresas e editor de textos em revistas e jornais da região do Vale do Taquari.

 

 

Créditos: Luís Gustavo Bettinelli
Assessoria de Imprensa de Muçum