Esporte Educação Westfália

Lucas Zuege representará Westfália nos Jogos Escolares da Juventude

Laudenor Brune (d) é o treinador do aluno

Estudante irá participar da etapa nacional entre os dias 21 e 26 de novembro, em Blumenau (SC)

Ano após ano, Westfália tem sido destaque nas mais diversas modalidades do atletismo, inclusive classificando estudantes para competições de nível nacional. Em 2019, Lucas Zuege, aluno do 8º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, do Centro, obteve distinção na prova de lançamento de disco – categoria Infantil, carimbando vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC).

Conforme o treinador e professor de Educação Física, Laudenor Brune, o estudante participou de diversas etapas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) até obter a classificação: em Lajeado, na etapa da 3ª Coordenadoria; em Passo Fundo, na etapa microrregional; e em Porto Alegre, na etapa final. “Agora, entre os dias 21 e 26 de novembro, estará em Blumenau, onde representará o Município na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude”, explica o professor.

Para Brune, o sentimento é de alegria e satisfação com a classificação do estudante. “É um trabalho de longa duração. E é importante ressaltar que não é necessário apenas o envolvimento do aluno para a classificação. É um trabalho em conjunto: comprometimento pessoal, escola, local e estrutura de treinamento (Colégio Teutônia), incentivo da Administração Municipal e, principalmente, motivação familiar”, frisa o treinador, reforçando que tudo isso resultou nos bons resultados atingidos.

No Município, em anos anteriores, outros estudantes já atingiram grandes marcas e classificações para competições nacionais. Conforme o professor, Westfália é um exemplo de que o trabalho em conjunto dá certo. “Esta é uma grande prova de que dá resultado. Parabéns ao Lucas e a todos que têm papel importante nesta classificação”, completa.

 

36 metros: a marca da classificação

A última e decisiva marca atingida por Lucas Zuege para a classificação foi de 36 metros. O estudante, que tem 14 anos de idade, não esconde a alegria em representar Westfália na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. “Não esperava obter a classificação neste ano, mas, desde o princípio, eu tinha esse sonho. Conquistei bons resultados, o que é sinônimo de felicidade e orgulho”, descreve ele.

A classificação para a competição nacional veio dois anos após iniciar os treinamentos na modalidade lançamento de disco. “Nestes dias que antecedem a minha ida para Blumenau, os treinos foram intensificados. Treino mais vezes por semana com o propósito de melhorar a minha marca, que foi de 36 metros”, destaca Lucas, lembrando que conta com a torcida e as boas energias da comunidade westfaliana e regional.

 

Jogos Escolares da Juventude

Em 2019, os Jogos Escolares da Juventude terão Blumenau, em Santa Catarina, como sede. É considerada a maior competição estudantil do Brasil e terá, neste ano, a participação de aproximadamente seis mil atletas-estudantes, com idades entre 12 e 17 anos. No total, serão 14 modalidades de disputa.

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de estudantes nas seletivas municipais e estaduais, representando aproximadamente 40 mil escolas públicas e privadas de quase quatro mil municípios brasileiros. Neste ano, novamente Westfália está entre eles.

 

 

TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI
FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro/AI e Divulgação
Assessoria de Imprensa de Westfália