RS Educação RSS Lajeado

Madre Bárbara chega a 18ª Feira das Profissões

Para mostrar caminhos, esclarecer dúvidas e oferecer informações sobre a escolha, há 18 anos é realizada a Feira das Profissões do Colégio Madre Bárbara (Foto: Renata Leal)

Era o momento de aprofundar o conhecimento sobre os cursos através de profissionais ou alunos da área. Na noite da última sexta-feira (22) o Colégio Madre Bárbara realizou a 18ª edição da Feira das Profissões no Ginásio Poliesportivo da escola. A Feira é organizada anualmente pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) que realiza diversas atividades para o Ensino Médio ao longo do ano dentro do Programa de Orientação e Informação Profissional.

Há 18 anos o evento busca mostrar caminhos, esclarecer dúvidas e oferecer informações. Aberta a qualquer escola da região, a Feira convida alunos para visitar, assim como a comunidade em geral. Além de nove universidades, estiveram presentes ex-alunos como expositores, profissionais e estudantes dos mais variados segmentos.

As organizadoras do evento, orientadoras educacionais, Anice Nunes e Odete Spessatto afirmam que o ponto de partida de uma escolha responsável é descobrir quais são os interesses e as habilidades. “`Precisamos trazer experimentações e conhecimentos que fortaleçam ou sinalizem a escolha profissional dos alunos. Essa decisão precisa ser orientada e na Feira das Profissões, os adolescentes tem essa oportunidade de tirar dúvidas e buscar auxílio para suas escolhas com tranquilidade”, dizem.

Conforme as responsáveis pelo Programa de Orientação e Informação Profissional, o retorno financeiro e o mercado de trabalho não devem ser negligenciados. Mas a escolha madura leva em consideração outros aspectos da vida, como o que sentem que gostaria de estudar, de ser e de fazer. “Entendemos que a melhor escolha é aquela que é fruto de uma reflexão que considera todos os determinantes possíveis. Eles precisam pensar em mercado, se gostam daquilo, nas matérias que tem bom desempenho na escola, no vestibular, nas expectativas dos familiares, nos sonhos e analisarem todos estes itens”.

Para Odete que organiza desde o início a Feira, é muito emocionante lembrar como foi a construção do primeiro evento e toda a caminhada até o momento. “Todas foram realizadas com bastante sucesso. Um pai expositor me comentou neste evento que foi na Feira que fez sua escolha. São motivos para realmente festejar”, diz.

Projeto de Orientação e Informação Profissional

Buscando auxiliar as turmas do Ensino Médio, o Colégio Madre Bárbara acredita na importância de incentivar os alunos a escolherem a profissão, oferecendo atividades desenvolvidas no Programa de Orientação e Informação Profissional, coordenado pelo Serviço de Orientação Educacional. Entre as etapas do programa estão Oficinas, Workshops, Teste Vocacional, Momento com Profissional, Visita a Universidades, Feira das Profissões e Projeto Laços Afetivos.

Para isso, promovem espaços de reflexão e de autoconhecimento, além de abordarem temas relativos a família e as profissões, como a realidade profissional, o mercado de trabalho e as habilidades necessárias para o exercício de cada profissão.

É com o propósito de auxiliar os estudantes do Ensino Médio a definirem e escolherem com mais segurança a futura profissão e o curso de graduação mais condizente com suas habilidades e preferências que propõe o programa e a cada ano buscam inovar as atividades trazendo as novas tendências do mercado de trabalho para os alunos.

A aluna do 3º ano do Ensino Médio Ana Flávia Bervian (16) ainda tem dúvidas sobre a graduação que pretende cursar, mas a partir do teste vocacional e da Feira já pode ter a certeza que será na área da saúde. “Sempre fui muito interessada em procurar a solução para problemas, mais relacionado a pessoas. Me interesso muito pela psicologia. Na Feira tive em contato com um estudante e ele conseguiu me explicar bem as áreas de atuação”, diz Flávia ao afirmar que o Programa de Orientação oferecido pela escola a auxiliou a formular a escolha. “Chegarei ao fim do terceiro ano com um quadro formado sobre o que planejava para meu futuro profissional”.

Parceiros

As universidades presentes no evento foram: Univates, ULBRA, PUC, UNISC, UCS, UNOPAR, ESPM, IFSUL e FACULDADE LASALLE. A Univates, maior parceira do evento, participou com aproximadamente 50 cursos técnicos e de graduação.

Entre os expositores que estiveram na Feira: Cursos Técnicos Univates, CIEE, Instituto Mix de Profissões, SENAC, SENAI, Escola Ensino, World Study, Yazigi, Free Intercâmbio, Método Medicina, CCAA – Inglês e Espanhol e Escola Criativa.

Texto: Ascom CMB