Trânsito RS RSS Lajeado

Maio Amarelo incentiva educação de trânsito nas escolas em Lajeado

O projeto é executado durante todo o ano (Foto: Jovana Dullius)

Preservar a vida com bons comportamentos no trânsito é o objetivo do Maio Amarelo. Durante o mês dedicado a chamar a atenção da sociedade para os acidentes de trânsito, as Escolas de Educação Infantil (EMEIs) e Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado recebem aulas especiais de educação no trânsito. Na última semana, foi a vez das crianças da EMEF Universitário aprenderem, na prática, sobre o trânsito seguro nas ruas do centro de Lajeado.

Acompanhada pelo Fiscal de Trânsito Paulo Jandir Andres, a turminha do 4º ano passou pelo centro de Lajeado aprendendo como atravessar a faixa de segurança, a importância de olhar para os lados, os sentidos das ruas e as formas de se portar como pedestre, ciclista e passageiro.

Para as crianças, é um aprendizado e uma diversão. Aos 9 anos, Luísa Spieker já entende a importância dessas ações. “É muito legal. A gente passou perto do Rio Taquari para aprender e depois viemos para cá. É bom vermos isso porque às vezes não sabemos os lados da rua, nem como atravessar”, falou Luísa.

Paulo Andres é fiscal e atua na Educação no Trânsito desde 2015. “Nós trabalhamos com vídeos, palestras e agora estamos na prática. Queremos educar as crianças desde pequenas para que se tornem adultos conscientes”, explicou Paulo.

Os alunos participaram de três encontros em sala de aula e agora, aprendem na prática. “É um trabalho muito legal com essa turma porque no 4º ano eles aprendem sobre o município. Conseguimos, ao mesmo tempo, reunir os aprendizados sobre o município e torná-los cidadãos conscientes no trânsito”, destacou a professora da turma, Ana Célia Thomas.

O projeto, executado durante todo o ano, traz benefícios também para as famílias. “Os alunos acabam levando as coisas para casa. Os pais comentam conosco que já mudaram alguns hábitos pelas informações que os filhos trazem para casa”, apontou Ana.

As escolas que têm interesse em levar o projeto para os alunos, devem entrar em contato com o Departamento de Trânsito da prefeitura de Lajeado, pelo fone 3982-1073.

Texto: Ascom Lajeado