Esporte Teutônia

Mais de 100 alunos já são atendidos pelo projeto Sacada para a Vida

Projeto Sacada para a Vida oferece aulas gratuitas de vôlei no turno inverso escolar

Iniciativa disponibiliza três núcleos de vôlei no turno inverso escolar, atendendo cinco educandários da rede municipal de ensino. A intenção é ampliar os núcleos para mais escolas, conforme disponibilidade de espaços adequados para a prática.

Lançado em março com o objetivo de atuar e contribuir, de forma efetiva, na formação de crianças e jovens das escolas municipais de Teutônia através do esporte, o projeto Sacada para Vida já ultrapassa a marca de 100 alunos atendidos. . A iniciativa está sendo executada em parceira de cooperação técnica com a Associação Esportiva Recreativa e Cultural Erno Dahmer – Juventus e visa implantar aulas de vôlei gratuitas em turno oposto ao escolar, para alunos da rede municipal de Teutônia.

Atualmente, três núcleos já estão em andamento, atendendo a cinco educandários. Na Linha Clara, o núcleo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro I também contempla os alunos das escolas Bento Gonçalves (Bairro Boa Vista) e Floriano Peixoto (Linha Catarina). No momento, 42 alunos são atendidos neste núcleo, sob a coordenação do professor de Educação Física Karli Heller, às quintas-feiras, pela manhã e tarde.

No núcleo da Emef Professor Teobaldo Closs, no Bairro Canabarro, são atendidos 45 alunos, sob orientação do professor de Educação Física Jorge Augusto Petry. As aulas acontecem às sextas-feiras, pela manhã e tarde. Já no núcleo da Emef 24 de Maio, também no Bairro Canabarro, 20 alunos, sob orientação do professor Karli Heller, participam do projeto nas sextas-feiras, pela manhã.

A intenção da Secretaria de Educação é ampliar os núcleos para os demais educandários, conforme disponibilidade de espaços adequados para a prática. Dentre os objetivos da iniciativa estão: disseminar e massificar a prática do voleibol no município, abrangendo o maior número de crianças e jovens nos bairros de Teutônia; estimular e desenvolver as categorias de base, visando formação de atletas; participar de eventos e competições esportivas a nível municipal e/ou estadual, interestaduais e/ internacionais; e estabelecer intercâmbio constante com a Juventus para indicação de atletas em potencial de competição.

O Sacada para Vida é um aprimoramento do Projeto Jogando na Escola (Projesc), iniciado pela Secretaria de Educação em 2017, que oferecia, em turno inverso, as modalidades de vôlei, atletismo e futsal. Os alunos participantes têm aulas sistematizadas de vôlei, com profissionais capacitados. As aulas têm duração de 1 a 2 horas semanais e têm, como principal norte, adequar as necessidades e capacidades de cada turma, com o intuito de iniciar, aprimorar e especializar os alunos participantes.

Para as atividades, a Secretaria de Educação está disponibilizando os espaços (ginásios) das escolas, material pedagógico já existente, e viabilizará a aquisição de demais materiais conforme a necessidade e demanda em cada núcleo onde será implantado o projeto. As aulas são gratuitas, e as inscrições podem ser feitas na secretaria da própria escola.

Conforme o coordenador do projeto, Karli Heller, o esporte, enquanto fenômeno social, tem exercido e se mostrado um grande aliado na formação e transformação de crianças e jovens. “Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade. Assim, é possível contribuir positivamente e significativamente na construção de identidade, valores, e referencias, que serão carregados por toda a vida”, enaltece.

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia