RS RSS Eventos Destaques Estrela

Mais de 100 motorhomes são esperados para encontro em Estrela

Encontro é realizado em frente ao Parque Princesa do Vale (Foto: Divulgação/Arquivo)

Entre os dias 17 e 27 de maio, membros da Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação – Rancho Móvel – estarão em frente ao Parque Princesa do Vale e na Rua Arnaldo José Diel, em Estrela. Há quatro anos o Encontro de Motorhomes integra a programação oficial da Maifest, que comemora o aniversário da cidade.
O casal Benjamin Oliose de Oliveira (80) e Vera Lúcia Ely (64), que integra a associação há mais de 18 anos, será o anfitrião. Eles acompanham de perto todos os preparativos da festa e esperam repetir o sucesso das edições anteriores. Duzentos ingressos para o Baile do Chucrute já estão reservados para os associados que vêm participar do encontro, os quais costumam participar de toda programação.

Segundo eles, nesta edição são esperados mais de 100 veículos, com aproximadamente 200 campistas, de diferentes municípios gaúchos, que aproveitam os festejos alusivos aos 142 anos do município para rever amigos e se divertirem numa das principais festas de Estrela. Benjamin e Vera ressaltam que a estrutura do local é muito boa, com água, luz, banheiros limpos, num espaço seguro. “A expectativa é que o tempo colabore para que o maior número possível de carros venha abrilhantar o evento”, dizem.
Ao longo do evento a associação reúne as notas fiscais com os gastos realizados na cidade e as deposita numa caixinha. Ao final é feita a soma e apresentado um relatório à prefeitura.  “É uma forma de mostrarmos que os encontros do Rancho Móvel, além de atraente, é também lucrativo”, diz Vera, ressaltando que toda a população está convidada  a conhecer de perto as estruturas.

Uma paixão
Vera, diretora social do Rancho Móvel, já participou de muitos encontros, mas do primeiro ela não esquece. “Fui bem recebida. O ambiente e tão acolhedor e agregador que acabou virando paixão. A gente ri, chora, dança, canta, toca, reza. É um aprendizado. Depois que a gente entra, não sai mais”, resume.   Benjamin comprou seu primeiro trailer nos anos 70 e de lá para cá já teve três. “É uma cachaça”, brinca. Ele garante que, enquanto puder dirigir, vai viajar. Para Benjamin os encontros são uma espécie de elixir da boa saúde. “A convivência é boa. Agente ri, se atualizada e vive mais”, afirma.
Os parceiros de vida e hobby dizem que o espírito de solidariedade é característico nos grupos de motorhomes. “Todo mundo se ajuda e se diverte”. Num encontro, em Triunfo, confirmaram que a parceria não é só na alegria. “Um dos sócios sofreu uma parada cardíaca durante um jantar-baile e, graças ao socorro imediato de dois participantes com conhecimento em socorrismo e a um desfibrilador comprado pelo presidente, três meses antes, foi salvo”, lembra Vera.
Os 142 anos de Estrela serão comemorados em dez dias de intensa programação da Maifest no Parque Princesa do Vale, onde se desenvolve o ParkChoopFest, e no Centro Comunitário Cristo Rei, onde ocorrem as festividades do Chucrute, entre elas os bailes típicos dos dias 19 e 26, a 24ª Festa do Idoso, a 12ª Festa das Apaes e os cafés coloniais. Ainda há ingressos para os bailes e demais eventos. Mais informações nos sites
www.festivaldochucrute.com.br; www.estrela.rs.gov.br e nas fanpages oficiais.
Texto: Ascom Estrela