RS RSS Eventos Destaques Muçum

Mais de 15 mil pessoas circularam no primeiro final de semana da Semana Farroupilha

Thomas Machado fez o show principal na primeira noite de evento (Foto: Daniel Bastiani/Jornal Princesa das Pontes)

A 31ª Semana Farroupilha de Muçum iniciou na sexta-feira, dia 14, com acendimento da Chama Crioula, feita pelo prefeito, Lourival de Seixas, e o coordenador campeiro do CTG Sentinela da Tradição, Luis Henrique Sandri. A festa se estende até o próximo dia 23. Até lá subirão ao palco nomes como Tchê Barbaridade, Os Mateadores, Grupo Rodeio, Tchê Guri, João Luiz Corrêa, entre outros.

Nos primeiros dias do evento, que ocorre na Praça Matriz, com mais de cem barracas entre acampados e comerciantes, ficou destacado o culto ao tradicionalismo através de danças, espetáculos teatrais e shows com artistas renomados no cenário tradicionalista, onde bom público se fez presente. Conforme o produtor cultural da TBT produções, Mateus Trojan, já circularam pela praça mais de 15 mil pessoas. “Tivemos grande público com satisfação em relação as atrações. A benção divina do clima limpo e quente nos ajuda e esperamos dar seguimento ao sucesso nos próximos dias”, confia.

Na Abertura Oficial, o ato solene teve a presença de autoridades locais e do conselheiro da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) do Estado, Ruben Oliveira. O representante já esteve em Muçum em 2017 e tornou a elogiar o acampamento e as atividades que, mediante sua avaliação, dão grande valor à parte cultural. “O Acampamento Crioulo é sensacional. Além disso, vim a Muçum novamente, para ver a apresentação de abertura que é sempre diferenciada. Podemos dizer que os festejos de Muçum estão entre os dois melhores do Estado”, opinou.

Oliveira refere-se ao espetáculo teatral “Do passado herdei meu futuro”. A atração que já é tradicional, é interpretada por jovens artistas locais, com apoio da Associação Muçunense de Artes (AMA). Ademais, as principais atrações do final de semana, foram os shows de Thomas Machado – vencedor do the Voice Kids em 2017 – na abertura, e no sábado à noite, com Teixeirinha Filho e Neto.

O prefeito Lourival de Seixas observa que o princípio de evento foi além da expectativa. Ele reforça a ajuda do clima, além de frisar que mesmo que ocorram eventos semelhantes em municípios vizinhos, a cada ano Muçum se consolida um pouco mais. “Todo ano, oferecemos atrações diferenciadas, sobretudo na parte cultural. Além disso, tenho a convicção de que a organização e os acampados trabalham em coesão para que a realização seja única no Vale do Taquari. A cada edição fica este sentimento de admiração pelo nosso povo”.

Texto: Ascom Muçum