Vale do Taquari Meio Ambiente Destaques Estrela

Mais de 250 voluntários devem participar do “Taquari-Antas Vivo”

Ação ocorre no próximo sábado, a partir das 7h30min, no Parque Municipal Lagoa

Objetivo da ação é sensibilizar a comunidade para a correta destinação do lixo – Crédito: Paulo Schneider/arquivo

Mais de 250 voluntários são esperados na manhã do próximo sábado (06.04), em Estrela, em mais uma edição do “Taquari-Antas Vivo”, ação voluntária de preservação ambiental que vai recolher resíduos no Rio Taquari e seu entorno. A atividade ocorre das 7h30min às 11h30min, no Parque Municipal da Lagoa. No município é organizada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Parceiros Voluntários e prefeitura, que entre outros órgãos conta com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente e Saneamento Básico/Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Obras Públicas, Saúde e Esportes e Lazer, além da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Neste ano os voluntários serão divididos em equipes, que vão recolher o lixo em sete pontos. Embarcações vão percorrer o Rio Taquari e os demais participantes vão atuar nas áreas próximas como o acesso ao Parque da Lagoa, ruas em volta do Parque Princesa do Vale e na Rua Arnaldo José Diel, até a escadaria. A essência da ação, conforme as educadoras ambientais da Sala Verde, é o voluntariado e a sensibilização da população em geral para a destinação correta dos resíduos. Durante o “Taquari-Antas Vivo” funcionários da Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela e da Sala Verde vão orientar os voluntários quanto à correta separação do material recolhido, que depois será levado à UTL para a sua destinação final.

De 8 a 10 de abril abril alguns materiais serão expostos na Praça Menna Barreto. No dia 9 (terça-feira) haverá atividades com alunos das redes pública e privada sobre Educação Ambiental, separação correta do lixo e sustentabilidade, entre outros temas. O “Taquari-Antas Vivo”, que este ano está em sua 13ª edição, está aberto à participação de toda a comunidade. Menores de 18 anos, no entanto, devem estar acompanhados de um responsável. O evento tem apoio da Faculdade La Salle, BRF, Corpo de Bombeiros, Rádio Tropical FM, Plastrela, Sesi, Trânsito Brasil, Lions Clube, Corsan, Defesa Civil, Brigada Militar, Hospital Estrela, Cooperativa Languiru e Higilimp.

 

 

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela