Saúde Destaques Teutônia

Mais de 370 cirurgias eletivas já foram realizadas em Teutônia neste ano

A nova gestão municipal recebeu a administração com 525 cirurgias a serem realizadas, que estavam represadas há mais de 4 anos. Em apenas 10 meses já atendeu 71% da demanda

 

Em apenas 10 meses de governo, Administração Municipal de Teutônia fecha o mês de outubro com 376 cirurgias eletivas realizadas.

A realização de procedimentos cirúrgicos foi retomada na segunda quinzena do mês de maio deste ano, através do Ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS), que voltou a realizar as consultas e cirurgias em determinadas especialidades. O trabalho intenso e focado pela retomada destes serviços vem surtindo resultados positivos.

Entre os meses de maio e outubro deste ano foram realizadas 376 cirurgias eletivas, nas seguintes especialidades: otorrinolaringologia, proctologia, traumatologia, vascular e cirurgia geral. Deste total, 333 cirurgias foram realizadas no Hospital Ouro Branco, 37 procedimentos no Hospital Bruno Born, e 6 no Hospital de Estrela.

Somente no município de Teutônia, haviam cerca de 525 pessoas aguardando por procedimento cirúrgico, consequência do acúmulo de procedimentos contabilizados desde o final do ano de 2016 até 31 de dezembro de 2020. Além destas pessoas, também há diversas outras que possuem consulta agendada com especialista e as que foram incluídas na lista de espera neste ano. Para realização das cirurgias, o município segue a lista de espera de acordo com os critérios de urgência, e também pela ordem cronológica de inclusão.

O prefeito, Celso Aloísio Forneck, destacou a importância do trabalho em equipe e retomada deste serviço. “Já são 376 pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos nestes 10 meses de gestão, e que a partir de agora terão mais qualidade de vida. Ficamos muito felizes com a retomada dos serviços, e sabemos do empenho coletivo da equipe neste processo. Em breve iniciaremos as cirurgias referentes as emendas parlamentares que já estão chegando, após um trabalho muito grande que fizemos em Brasília, em maio deste ano, e graças a compreensão e parceria dos deputados, em breve iremos zerar as 525 cirurgias de pessoas que estavam aguardando há mais de 4 anos”, ressalta.

A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, destacou a importância desta mobilização em prol da saúde. “Sabemos o quanto é importante esta mobilização em prol das cirurgias, pois são pessoas que aguardam há anos por uma melhor qualidade de vida. Só temos a agradecer a toda a equipe que batalhou muito para que estes serviços fossem retomados, os quais já fizeram a diferença na vida de 376 pessoas”, destaca.

O Secretário, Juliano Renato Körner, enfatizou a alegria das pessoas com a notícia. “Tem gente que estava aguardando há mais de 4 anos por cirurgia, sofrendo diariamente. É gratificante perceber a alegria destas pessoas, de ver o trabalho e o empenho de toda a equipe surtindo resultados tão positivos para nossa população”, destaca.