Oportunidade Encantado Eventos

Mais de mil pessoas participam das atividades da VII Semana do Empreendedorismo

Evento promovido por entidades ocorreu de 7 a 10 de outubro

Encerrou na noite desta quinta-feira (10), a VII Semana Municipal de Empreendedorismo de Encantado. Em quatro dias de evento, com foco no empreendedorismo e intraempreendedorismo, mais de mil pessoas participaram das atividades que debateu o Turismo, Tecnologia, Comércio, Indústria e Serviços com o intuito de desenvolver ações e estratégias propícias para criar ambientes de negócios na cidade e região.

A programação iniciou na segunda-feira (7), com a doutora Suzana Maria De Conto, que abordou o tema “Indicadores de Sustentabilidade em Serviços Turísticos. Ela apresentou os princípios do turismo sustentável, a importância dos indicadores na gestão das organizações, além de outros assuntos do setor. A atividade foi promovida pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Outra atração, de forma inédita, foi o Happy Hour: Como fazer sua marca virar notícia, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Encantado. O palestrante, o repórter do Jornal do Comércio Mauro Belo Scheneider, responsável pela editoria Geração E (GE) – Geração Empreendedora, explicou como fazer uma marca chamar atenção das mídias, frisando que “ideias malucas muitas vezes fazem muito sucesso”.

As atividades do dia encerraram na Lume Centro de Educação Profissional (Lumecep), no período da noite, com os alunos do curso Técnico em Administração acompanhando dois cases de empreendedorismo local. Os convidados Antonio Alberto Lucca, diretor do Grupo Encantado de Comunicação (Rádios Encantado e Onda FM e Jornal Opinião Vale do Taquari) e o empresário André Ricardo Bergamaschi e Vanessa Borsatto, da Orgatec Contabilidade, citaram as mudanças constantes e a importância de estar atualizados e acompanhando o mercado.

Na terça-feira (8), em auditório lotado, no Centro Administrativo, o coach Master Practitioner em PNL, hipnotista e mentalista, Vanicir Carlos Stefanoski, abordou o tema neuronegociação. “É preciso mostrar os benefícios à pessoa que você quer influenciar”, destacou. Durante a palestra “Conquistando mentes” além de realizar dinâmicas com o público Stefanoski frisou que o princípio básico da neuronegociação é servir as pessoas e que as decisões do ser humano são baseadas em sobrevivência, segurança e conforto.

Em paralelo, na Lumecep, os empreendimentos Sítio Paraíso dos Anjos, de Arroio do Meio, e o Espelho Meu Lab – Laboratório de Criatividade, de Lajeado, foram apresentados aos estudantes. Os empresários Leandro Arenhart e Danielle Harth, respectivamente, contaram como surgiu a ideia de empreender e quais os reais desafios do seu negócio.

Também na terça, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini receberam informações sobre o projeto Educação Financeira: “Fazer Pensar no assunto é o melhor caminho!” do Sicredi Região dos Vales. Quem conversou com os estudantes foram o gerente da agência centro, Fábio Pretto, e o colaborador da agência do bairro Planalto, Roni Botega.

Na manhã de quarta-feira (9), a Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) promoveu o seu tradicional almoço empresarial. Empresários locais acompanharam o tema “Transformação digital que dá certo” com o gerente de negócios digitais da empresa Processor de Canoas, Leôncio Torres. Durante a sua fala, ele motivou a troca de experiência entre os presentes e chamou atenção para o bom atendimento aos clientes.

Para finalizar as atividades do dia, Fernanda Sartori, sócia-proprietária da Sartah Acessórios, conversou com os estudantes do curso Técnico em Administração da Lumecep. Além de relatar sua trajetória, Fernanda enalteceu a importância de ter um sonho e fazê-lo acontecer, com determinação, coragem e foco.

O último dia de evento, quinta-feira (10), foi marcado pelas atividades promovidas pelo Sebrae, Arranjo Produtivo Local (APL) Vale do Taquari e Universidade Estadual Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Lumecep.

A Sessão de Negócios do Sebrae reuniu empresários locais e regionais a fim de proporcionar a aproximação de empresas com o objetivo de promover negócios, trocas de experiências, gerando parceria e aumentando as possibilidades de conexão comercial.

Já o APL Vale do Taquari e a UERGS convidaram a turismóloga e mestre em Turismo Claudiana Y Castro para ministrar a palestra “Empreendedorismo no Meio Rural”. Conceito de Turismo e do segmento de Turismo Rural; Ferramentas necessárias para empreender na atividade de Turismo Rural; Capacitação continuada dada a necessidade permanente de inovação na propriedade; e Gestão e planejamento individual e coletivo foram os assuntos abordados.

Outra vez, os alunos da Lumecep tiveram a oportunidade de conhecer mais dois cases de empreendedores de Encantado. Os convidados foram Rogério Conzatti, da Imobiliária Conzatti, e Luciana Hollmann, da Clip. Ambos relataram suas experiências diárias a frente dos negócios familiar, citando as dificuldades e as necessidades de se adaptar diante das mudanças de mercado.

Para encerrar a programação, à noite, mais uma vez, foi promovida a palestra Educação Financeira – “Fazer pensar no assunto é o melhor caminho!” aos alunos do 3º Ano do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini.

O prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, parabenizou os idealizadores do evento. “Os jovens precisam dar sequência, pensar no empreendedorismo, olhar o futuro analisando o que podemos melhorar. Momentos como este merecem o nosso reconhecimento e apoio. É possível sim fazer e transformar o país, o Estado e Encantado”, enalteceu.

“Para nós da LUMECEP é muito gratificante realizar a Semana do Empreendedorismo por presenciar a participação da comunidade nos eventos. Mais de 1.000 pessoas participaram ativamente nas programações propostas. É o momento que conseguimos trazer várias trocas de experiências e informações e isso gera um ambiente de conhecimento. Já estamos pensando na 8ª edição e o que de diferente podemos propor”, adianta Luciano Fontana, diretor da Lume Centro de Educação Profissional e um dos organizadores do evento.

Solidariedade

A sétima edição do evento contou com uma ação solidária. Colaboradores da Lume Centro de Educação Profissional (Lumecep) realizaram, na manhã de quarta-feira (9), a entrega do leite arrecadado na palestra “Conquistando Mentes”. Ao todo, 30 caixas de leite irão compor a alimentação das crianças e adolescentes da Associação Abrigo Comarca de Encantado – Lar da Criança e dos alunos da Associação Pró-Menor Encantado (AME) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

A organização da VII Semana Municipal do Empreendedorismo foi de Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP), Lume Eventos, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Encantado, Arranjo Produtivo Local (APL) Vale do Taquari, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Administração Municipal. O evento conta com o patrocínio de Dália Alimentos, Sicredi, Orgatec Contabilidade, Clínica de Quiropraxia Eduardo Barzotto, Alfa Network, Clip Tabacaria, Covel Veículos, Mais Lux, Joalheria e Ótica Cima, Imobiliária Conzatti, Biscoitos Quitanda, Fontana S.A., Posto Dália, Bagatini e Bergamaschi Advogados, Laboratório Hemoanálises, Grupo Encantado de Comunicação e Gráfica BT.

 

Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: l
egenda e créditos nas fotos