Encantado Rural - Agricultura

Mais de R$ 170 mil serão utilizados na compra de alimentos da agricultura familiar

Recurso equivale a 66% do total repassado pelo FNDE

A previsão de compras da agricultura familiar para o ano de 2019 é de R$ 176.893,90, valor correspondente a 66% do valor repassado pelo FNDE. Esta informação foi transmitida na reunião entre agricultores familiares, nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura e representantes da Emater/RS-Ascar de Encantado, ocorrida no último dia 31 de maio, organizada pelo Conselho de Alimentação Escolar.

Na última licitação, 15 fornecedores (agricultores, agroindústrias /ou cooperativas), participaram, dos quais, 12 são de Encantado.

Entre os itens adquiridos estão: frutas, verduras, extrato tomate, doce de frutas (schimia), mel, melado, aipim, ovos, leite, nata, carne suína, suco uva integral, massa e biscoito caseiro.

De acordo com a nutricionista do município, Daiane Bergamaschi, a oferta de alimentos da agricultura familiar na alimentação escolar tem permitido que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos localmente, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede municipal de ensino.

Saiba mais:

De acordo com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que determina que, no mínimo, 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) devem ser utilizados obrigatoriamente na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.

 

Assessoria de Imprensa de Encantado