RSS Destaques Lajeado

Mais um passo é dado rumo à revitalização do centro antigo de Lajeado

saurb_praca_matriz1482250035346Num ato simples e rápido, o prefeito Luis Fernando Schmidt e o vice Vilsinho Jacques entregaram mais uma obra à comunidade. A nova calçada que cerca a praça Marechal Floriano, feita com pedras portuguesas, foi inaugurada no fim da manhã desta terça-feira (20). Em nome da população, o presidente do Comitê Gestor do Centro Antigo, Ítalo Reali, agradeceu a mais uma iniciativa que, segundo ele, marcará a atual gestão na recuperação de espaços que estavam praticamente abandonados. “A Oswaldo Aranha volta a ter vida. É muito bom ver os belvederes ocupados nos fins de semana, coisa que não ocorria há tempos.” Destacou, também, as sanções da chamada Lei das APPs, que regula a construção nas margens do Taquari, e dos planos municipais de turismo e de cultura, bem como a elaboração de uma legislação que protegerá o patrimônio histórico.

Assim como as reformas dos belvederes, da Praça do Chafariz e as pavimentações asfálticas de trechos da rua Bento Gonçalves e da avenida Benjamin Constant em direção à Oswaldo Aranha – mais o capeamento da Beira Rio – a praça Marechal Floriano tem recebido atenção da administração desde o início da atual gestão, em 2013. Conhecida como Praça da Matriz, recebeu iluminação nova e ponto de internet, teve os bancos recuperados e ganhou evento – o Arte na Praça da Matriz – que reúne artesãos e artistas uma vez por mês. Além do mais, recebe manutenção regularmente (poda e limpeza).

Para Schmidt, tantas obras realizadas pela Administração em quatro anos, dificilmente serão superadas em 20 anos. Segundo ele, as dificuldades foram grandes, especialmente em 2015 e 2016, e as projeções para as próximas duas décadas é de poucos recursos externos. Mesmo assim, considera que a sua gestão cumpriu com o que estabeleceu no plano de governo, muitas vezes instigado pela comunidade e suas representações, como é o caso do Comitê Gestor do Centro Antigo. “Com bons projetos, buscamos recursos federais e estaduais, o que nos possibilitaram realizar obras, como essa da Praça da Matriz, com recursos próprios.”

O vice-prefeito Vilsinho Jacques e o vereador Ildo Salvi, representando o Legislativo, também enalteceram a obra. Após o ato, como integrante do futuro governo, Reali defendeu a manutenção da casa de passagem, que oferece teto às pessoas que praticamente moravam na ruas, em especial na praça.

A calçada da praça Marechal Floriano teve seu pavimento antigo, em pedras grês, substituído por pedras portuguesas. O investimento foi de R$ 217,8 mil.

Texto: Caco Villanova/Ass. de Imprensa da Prefeitura de Lajeado
Foto: Lidiane Mallmann